Família

Luciano Szafir fala sobre recuperação após internação por covid-19: “Vivo um dia de cada vez”

Reprodução / Globo

Publicado em 25/08/2021, às 11h54 por Pedro Pilon


Compartilhe:


Luciano Szafir, de 52 anos, falou em uma entrevista ao programa “Encontro, com Fátima Bernardes”, nesta quarta-feira, 25 de agosto, sobre a recuperação da internação por covid-19, um mês depois da alta hospitalar. “A recuperação é difícil e lenta, mas estar perto das famílias é um acalento. Já estou reagindo bem, mas é uma doença traiçoeira e deixa sequelas. Vivo um dia de cada vez”, disse.

Luciano Szafir participou do “Encontro, com Fatima Bernardes)(Foto: Reprodução / Globo)

Nos 32 dias que passou internado em um hospital no Rio de Janeiro, ele contou que foi dominado por diversos tipos de medos: “Achava que poderia morrer a qualquer instante, Lá, no hospital, estava rezando e conversando com Deus constantemente. Hoje, acordo e faço uma reza. É uma reza judaica. Estava com muita preocupação. Além do medo de ir embora, pensava no tanto que meus filhos estavam sofrendo. No hospital, cheguei a conversar com meus filhos e minha mulher pelo Facetime”.

O ator disse que vive uma vida cheia de cuidados. “Tenho uma alimentação restrita porque passei por uma colostomia. A fisioterapia é de extrema importância porque fiquei muito debilitado”, disse ele, que foi diagnosticado com covid-19 duas vezes. “Da primeira vez, tive uma leve dor de cabeça. Fiquei isolado no quarto por 17 dias. Na segunda vez, foi forte. Tive uma série de fatores difíceis. Tive sangramento na parede do intestino, arritmia cardíaca… O pós-covid também é delicado. Você pode ter trombose, problemas de memória”, contou.

E ainda disse que além dos cuidados físicos, ele também faz um acompanhamento psicológico: “A pessoa pode ter a covid de forma leve, mas estar com danos psicológicos bem fortes. O mundo caiu para mim. Tinha medo constante no hospital. Ou estava sedado, ou estava rezando, ou estava pensando na minha família”. Szafir também afirmou que não gosta de ficar pra baixo e tenta se manter sempre positivo. “Quando acordo meio pra baixo, eu não me dou o direito de ficar deitado e levanto. Tenho assistência psicológica e psiquiátrica”, disse.


Palavras-chave
coronavírus covid-19 Encontro com Fátima Bernardes encontro luciano szafir anticorpos covid sequelas

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Separada recentemente, Sophie Charlotte é vista em clima de romance com filho da Madonna

Família

Filha de Renato Gaúcho divulga vídeo emocionante do pai sendo resgatado no RS

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"