Família

Lore Improta relembra que chorava todos os dias no puerpério

Getty Images

Publicado em 15/03/2023, às 12h11 - Atualizado às 12h13 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A influenciadora e dançarina, Lore Improta, usou as redes sociais para fazer uma declaração muito mais que especial. Ela, que é mãe de Liz, falou sobre os momentos que passou no puerpério.

Para quem não sabe, puerpério é o período que decorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação. Uma fase cheia de surpresas e emoções para mulheres. E para Lore não foi diferente.

No vídeo divulgado no TikTok, ela inicia o vídeo dizendo: “Se eu pudesse conversar com a Lore do puerpério” e aí que começa a declaração. A dançarina escreveu: “A gente ainda ‘dorme’ na cadeira da amamentação?”, e ela mesma responde: “Não, agora ficamos abraçadinhas até ela pegar no sono” e por aí vai. Ela faz perguntas e responde para si mesma.

“Conseguimos realizar nosso sonho de amamentar? Foi dolorido?” e ela responde, “Sim, nós conseguimos! A dor não foi maior que a realização do nosso sonho”. A outra foi: “A gente ainda chora todos os dias?”, e disse: “Não, agora a gente fica surpresa com cada descoberta dela”.

Um momento do vídeo em que também foi muito comentado, foi de Liz acordando o pai, o cantor Léo Santana. Na hora da pergunta: “Ainda amamos levar ela para acordar o papai?”, e na resposta: “Sim, nós amamos esse momento”, aparece um vídeo de Liz fazendo carinho no Léo.

Outro ponto do conteúdo, foi sobre o trabalho, em que Lore Improta falou se conseguiu voltar a trabalhar. A dançarina respondeu que sim e que ainda, Liz acompanha ela no trabalho. E por fim, ela disse que sente aquele amor incondicional desde a primeira vez que viu Liz e declara: “O amor cresce a cada dia, não sei mensurar o quanto amamos ela!”.

Afinal, o que é o puerpério?

mulher está grávida e tão maravilhada com essa fase da vida que não vai se preocupar com o pós-parto até ele chegar, mas é importante para as mães que estão nesse período compreenderem qual a melhor forma de lidar com ele e para aquelas que ainda vão passar por isso, já guardarem algumas dicas.

Vamos à compreensão por fases. Primeiro a palavra: puerpério. O dicionário define como: “período que decorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação”. A ginecologista e obstetra Erika Narimatsu, da Clínica Gynari assistência médica, filha de Yukio e Toshi, reforça essa definição e acrescenta que não ocorrem apenas modificações físicas, mas também psíquicas e hormonais no organismo da mulher.

“Durante esse tempo, a mulher pode apresentar insegurança em relação aos cuidados com o bebê e com o corpo, o que favorece a um estado de baixa autoestima”, explica a ginecologista. Então, você que acabou de dar a luz ao seu bebê, pode sentir mudanças constantes de humor com tendência a chorar ou se irritar com facilidade.

O puerpério é uma fase pós-parto (Foto: Getty Images)

A ginecologista explica que os médicos chamam as primeiras duas semanas do puerpério – em que a mulher sente um forte descontrole emocional – de Blues puerperal. Blues é um gênero musical americano que possui uma sonoridade melancólica, depois dele a palavra “blue” começou a ser usada para expressar muita tristeza ou depressão na língua inglesa.

Érica Falcão, mãe da Fernanda, Lara, Lavínia e da Lis, de apenas 22 dias, conta que depois do parto ficou bem cansada fisicamente e no começo se sentiu bem triste. “Agora já me sinto bem melhor, estou radiante sendo mãe de 4 meninas!”.

O período do puerpério varia entre seis a oito semanas em média. E é dividido em quatro etapas. Primeiro o puerpério imediato que dura de 2 à 4 horas pós-parto. Depois o puerpério mediato, esse ocorre a partir do décimo dia, nessa fase a mulher apresenta um sangramento vaginal, isso ocorre porque o útero está começando a voltar ao seu tamanho normal.

Na sequência vem o puerpério tardio, até 6 semanas pós-parto, e por fim, o puerpério remoto, a partir do 45˚ dia até que a mulher retome sua função reprodutiva. Um dos grandes tabus durante esse período é o sexo.

“As relações sexuais são liberadas pelo ginecologista, em média, 40 dias após o parto. Este é o tempo que o organismo da mulher leva para se recuperar e é importante seguir essa orientação”, adverte a médica. Isso porque é comum a mulher ter um ressecamento vaginal por causa das alterações de hormônio durante a fase de amamentação, o que acaba gerando um certo desconforto na relação sexual.

O puerpério é uma fase normal, e para saber lidar com as mudanças desse período é importante um acompanhamento médico. O especialista irá avaliar se as condições de cada etapa estão normais e orientar a melhor forma de transição de acordo com cada caso.

“Um bom suporte dos familiares e do médico, apoio emocional, compreensão e auxílio com os cuidados do bebê ajudam a mãe a passar por esse momento de forma tranquila”, aconselha a ginecologista.

Vacinação de mãe para filho

Tire todas as suas dúvidas e aprenda sobre a importância das vacinas para a proteção e saúde da família toda!


Palavras-chave
filhos criação puerpério lore improta Criação de filhos Leo Santana filha Lore Improta filha Filha de Lore Improta Como é o puerpério Dançarina Lore Improta Filha de Léo Santana Lore e Léo Sentimentos no puerpério

Leia também

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

Família

Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"