Família

Lixo eletrônico: como lidar?

No Dia Mundial do Meio Ambiente, confira dicas simples para descartar esses itens que sempre nos deixam em dúvida

Carolina Porne

Carolina Porne ,Filha de Sandra e Rubens

shutterstock_416906110

Foto: Shutterstock

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2010, a geração de lixo eletrônico cresce a uma taxa de aproximadamente 40 milhões de toneladas por ano em todo o mundo. Hoje temos no Brasil mais celulares do que pessoas – imagine quando todo mundo resolver trocar de aparelho! Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, chamamos a atenção para o descarte correto desses itens, que deixam muita gente confusa.

Os eletrônicos são compostos por diversos elementos tóxicos; mercúrio, chumbo e cádmio são alguns deles. Por isso, eles precisam ser descartados com muito cuidado. Pesquise em sua cidade postos de reciclagem de lixo eletrônico, afinal grande parte deles é reaproveitável.  68% de um computador é feito com ferro, enquanto 31% da composição de um notebook é plástico – ambos materiais recicláveis. E, antes de descartar, tenha certeza de que esse aparelho não tem mais jeito. Se tiver, prefira doá-lo.

Algumas lojas de eletroeletrônicos, como Magazine Luiza e a Fnac, por exemplo, aceitam celulares antigos na compra de smartphones novos; é o chamado trade in. O aparelho é avaliado pelos consultores da loja e resulta em um valor de desconto na compra de um celular novo. Enquanto você vai para casa feliz da vida com a nova compra, o seu aparelho antigo segue para uma empresa de reciclagem.

Anúncio

FECHAR

 

Ponto de reciclagem

Na semana do meio ambiente, a GREEN Eletron, Gestora para Logística Reversa de Eletroeletrônicos, criada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), iniciou uma campanha para descarte de produtos eletrônicos usados, como celulares, notebooks, tablets e outros equipamentos. A iniciativa conta com um coletor – ponto de descarte – na frente do prédio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, em São Paulo.

A campanha faz parte de um projeto piloto da GREEN Eletron, que se estenderá pelos próximos meses. Além desta parceria com a Fiesp, estão previstas ações com SESC/SP, Shopping Eldorado e Correios. Ao todo, serão 16 (dezesseis) pontos fixos, além de campanhas em parcerias com eventos ligados ao tema. Fique atento!

 

Leia também:

Restaurante troca chefs profissionais por vovós cozinheiras

Estamos valorizando menos as brincadeiras ao ar livre?

Lembrança fofa! Pai acompanha filha em primeiro e último dia de escola

Pais&Filhos TV