Família

Levar o filho para as compras faz as mães gastarem mais

Publicado em 23/10/2015, às 15h35 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Adriana Cury


Compartilhe:


Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com mães das 27 capitais que possuem filhos entre 2 e 18 anos mostrou que 36% das mães admitem que acabam comprando mais do que planejaram quando levam os filhos para as compras.

Pede isso, pede aquilo outro, passa em uma loja, na outra… E quando você vê, já está carregando mais sacolas do que poderia, principalmente em shoppings centers ou supermercados. Mesmo assim, a maioria das mães não desiste: mais de 67% delas têm o hábito de estabelecer combinados com os filhos antes de saírem de casa, como não permitir que eles comprem algo ou negociar o que vai ser comprado.

Mais da metade das mães ouvidas pelo estudo alegam que fazem compras por impulso para os filhos, o que não tem tanto problema se não acontecer a todo o momento. Os itens mais comprados são roupas (41%), balas, chocolates e doces (35%), calçados (33%), brinquedos (32%), lanches (32%), iogurte (26%), biscoitos (24%) e eletrônicos (20%). A pesquisa ainda mostra que a cena que conhecemos tão bem (a criança se joga no chão, chora alto, grita e não quer sair do lugar enquanto não conseguir o que está pedindo) acontece com quase metade das mães.

“Quando as crianças percebem que a insistência, a birra ou chantagem funcionam, acabam apelando para o estado emocional das mães, transformando o consumo em moeda de troca”, afirma o educador financeiro José Vignoli. Essa questão pode se agravar, já que mais de 35% das mães se endividam por causa dos filhos – e aqui não estamos falando de pagar a escola, o convênio ou uma reforma no quarto, são compras maiores como brinquedos ou eletrônicos.

Quase 10% das mães contam que já deixaram de pagar contas essenciais para satisfazer os desejos dos filhos ou já brigaram com o parceiro por causa das compras que fazem para as crianças.


Palavras-chave
Comportamento Papel da Mãe Papel do Pai

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer