Família

“Lei Gui” proposta por Tayane Gandra é aprovada para auxiliar pessoas com epidermólise bolhosa

O projeto de lei foi apelidado em referência ao menino Guilherme que ficou conhecido nacionalmente - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 29/09/2023, às 11h09 - Atualizado às 11h20 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


Na quinta-feira, 28 de setembro, foi aprovado o Programa de Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa na Rede Pública de Saúde, apelidado como Lei Gui, em homenagem à Guilherme Gandra Moura, de 8 anos de idade. A referência à criança é por conta de sua mãe, Tayane Gandra, ter feito a sugestão pelo aplicativo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Desde que nasceu, Guilherme tem a doença, que não é genética, nem contagiosa, e não tem cura. Ele ficou conhecido por conta de um vídeo seu reencontrando a mãe após ficar 16 dias em estado de coma por conta de uma pneumonia. O que chamou a atenção do público foi a sua condição, e a reação dele e de Tayane ao se encontrarem.

Guilherme Gandra Moura, Tayane Gandra, Epidermólise Bolhosa, Programa de Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa na Rede Pública de Saúde, Lei Gui
O projeto de lei foi apelidado em referência ao menino Guilherme que ficou conhecido nacionalmente (Foto: Reprodução/Instagram)

Por conta dos graves ferimentos que a epidermólise bolhosa causa na pele, muitos cuidados e gastos são necessários, então os pacientes e as pessoas que são responsáveis por eles terão direito à auxílio nas despesas e ao recebimento dos curativos.

A criança falou sobre a votação, que acompanhou pessoalmente, ter aprovado o projeto. “Agora vocês vão receber os curativos dos seus ‘filhinhos’ borboletas e eles vão se sentir ‘mais melhor ainda’. Bem-vindo a Força Jovem”, falou se referindo à torcida do Vasco, time para o qual torce.

Guilherme Gandra Moura, Tayane Gandra, Epidermólise Bolhosa, Programa de Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa na Rede Pública de Saúde, Lei Gui
Guilherme tem 8 anos de idade e ficou conhecido por conta do vídeo de reencontro com a mãe (Foto: Reprodução/Instagram)

A mãe dele também comemorou a vitória. “Aprovada a Lei ‘Gui’ que beneficia todos os pacientes portadores de epidermólise bolhosa. Obrigada a todos os envolvidos, essa casa que nos acolheu, Alerj! A Deus toda honra e toda glória”, escreveu a mulher em seu perfil no Instagram.

A aprovação promove que hospitais e maternidades públicas coletem os dados das pessoas que nasceram em suas unidades e que possam ter a doença e notifiquem à Secretária da Saúde para que as encaminhem para tratar da condição. Além disso, os convênios médicos particulares não serão permitidos a colocar um limite de consultas ou exigir período de carência para as pessoas acometidas pela doença.


Mais lidas

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"

(Foto: Freepik)

Notícias

Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias 📣

Filhos gêmeos de Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima provam que a beleza é de família

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

(Foto: Freepik)

Notícias

Frente fria e chuvas no mês de outubro já tem data para chegar

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Roberto Justus conta bronca da esposa após criticar casa da cunhada: "Falou que ia separar"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Isis Valverde e Marcos Buaiz remarcam data do casamento após diagnóstico de câncer

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsApp