Família

Ítalo Ferreira: campeão olímpico usava tampa de isopor do pai como prancha na infância

Reprodução / EBC

Publicado em 27/07/2021, às 08h29 - Atualizado às 08h30 por Pedro Pilon


Compartilhe:


Ítalo Ferreira, de 27 anos, foi o primeiro campeão olímpico brasileiro de surf, trazendo muito orgulho para nosso país. Quem vê o atleta arrasando nas ondas e colecionando vitórias, não imagina o começo difícil que Ítalo teve para começar a seguir o sonho de surfar. Ele começou a treinar usando como prancha uma tampa de isopor da caixa térmica em que o pai guardava os peixes que vendia.  O surfista conquistou também a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos de Tóquio-2020 nesta terça-feira, 27 de julho, nas ondas de Chiba, a 100 quilômetros da capital japonesa.

Ítalo Ferreira comemorou muito a vitória (Foto: Reprodução / EBC)

Evolução de pranchas

Na infância, como já citado, Ítalo começou com uma simples tampa de isopor pra treinar, mas daí em diante, as pranchas melhoraram de qualidade gradativamente. “Um dia um primo me deu uma prancha quebrada, mas era suficiente e melhor do que isopor. Aí meu pai me comprou uma prancha, ele pagou com um peixe e o resto em dinheiro. A partir daí comecei a surfar um pouco mais”, lembra o surfista.

Mesmo hoje sendo um atleta profissional, o ato de surfar era considerado um hobby por ele até a adolescência. Até que ele começou a disputar torneios locais, aos quais às vezes entrava pedindo dinheiro em mercados e farmácias, e Luiz “Pinga” Campos, renomado descobridor de surfistas, notou o talento dele. “Foi quando percebi que poderia ir mais longe se me dedicasse totalmente e, assim, cada vez que vencesse um campeonato, poderia ajudar meus pais”, conta Ítalo.

Daí em diante os prêmios e vitórias foram se acumulando: aos 10 anos, venceu um torneio local, aos 14 se tornou bicampeão mundial Pro Junior, em 2014 foi campeão brasileiro, em 2015 foi admitido na World Surf League (WSL) e em 2019 se tornou o terceiro brasileiro a conquistar o título mundial, depois de Gabriel Medina (2014 e 2018) e Adriano de Souza (2015).

Olimpíadas de Tóquio

Com a inclusão da modalidade surf nas Jogos Olímpicos de Tóquio, muitas portas se abriram para Ítalo, que estava sem competir há quase 1 ano e meio por conta da pandemia. “Que bom que foi agora (a estreia do surfe), porque posso participar e representar o Brasil com outros atletas. Espero que seja incrível e possamos dar um show”, disse Ítalo sobre a expectativa para os Jogos. A expectativa dele foi realizada e Ítalo se tornou o primeiro atleta a ser medalhista de ouro no surf. Parabéns Ítalo!


Palavras-chave
Comportamento Família Esporte infância surf Olimpíadas de Tóquio italo olimpíada

Leia também

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"