Publicado em 17/09/2024, às 09h05 - Atualizado em 27/09/2024, às 18h40 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo
O Instagram acaba de anunciar uma novidade que promete tranquilizar muitas famílias: a Conta de Adolescente. A partir de janeiro do ano que vem, jovens na América Latina terão acesso a essa nova experiência, pensada para garantir maior proteção e controle sobre o que os adolescentes veem, com quem interagem e como gastam seu tempo na plataforma. Se você, pai ou mãe, já se pegou preocupado com o tempo que seu filho passa no Instagram ou com quem ele troca mensagens, essa novidade pode ser exatamente o que você estava esperando.
O foco principal da Conta de Adolescente é proporcionar uma navegação mais segura para os jovens, atendendo diretamente às maiores preocupações dos pais. A Meta, empresa responsável pelo Instagram, ouviu famílias do mundo inteiro e elaborou uma série de recursos que limitam contatos indesejados, restringem conteúdo sensível e aumentam as opções de supervisão parental. Se antes você se sentia impotente em relação ao uso de redes sociais do seu filho, agora terá mais ferramentas para garantir que ele esteja seguro.
Uma das grandes vantagens da nova Conta de Adolescente é que os jovens de até 16 anos serão automaticamente incluídos nas configurações de proteção mais rígidas. Isso significa que, a menos que os pais autorizem, os adolescentes não poderão alterar essas configurações para torná-las mais brandas. Entre as principais medidas de segurança estão:
Adolescentes terão suas contas privadas automaticamente, o que impede que estranhos vejam o conteúdo que eles postam. Isso dá maior controle sobre quem pode segui-los e interagir com eles.
Os adolescentes só poderão receber mensagens de pessoas com quem já estão conectados. Nada de mensagens inesperadas de desconhecidos!
O Instagram agora limitará automaticamente o tipo de conteúdo que os adolescentes podem ver, reduzindo o acesso a publicações que possam ser consideradas impróprias, como vídeos de brigas ou posts sobre procedimentos estéticos nas abas Explorar e Reels, por exemplo.
Para evitar assédio e bullying, adolescentes só poderão ser marcados ou mencionados por pessoas que eles já seguem, além de terem ativada a função de “palavras ocultas”, que filtra automaticamente mensagens ofensivas.
Os adolescentes receberão notificações solicitando que saiam do aplicativo após 60 minutos de uso todos os dias. Além dessas medidas, o modo noturno será ativado entre 22h e 7h, silenciando todas as notificações durante esse período. Assim, os jovens podem descansar sem serem incomodados por notificações constantes.
Embora as Contas de Adolescente implementem automaticamente novas proteções, muitos pais desejam se envolver ainda mais nas experiências de seus filhos. Por isso, a Meta também anunciou um recurso de supervisão. As atualizações incluem maneiras de:
Embora os pais não possam ler as mensagens dos seus filhos adolescentes, a partir de agora eles poderão ver para quem seus filhos enviaram mensagens nos últimos sete dias.
Defina um limite diário de uso para o Instagram. Quando o tempo limite for atingido, o adolescente não poderá mais acessar o aplicativo naquele dia.
Quer evitar que seu filho use o Instagram em horários específicos, como durante a noite? Agora é possível impedir o acesso nesses momentos, com apenas um clique.
Você poderá ver quais tópicos seu filho escolheu seguir na aba "Explorar" e garantir que ele esteja consumindo conteúdo adequado para a idade.
O objetivo do Instagram, com essa nova funcionalidade, não é apenas impor limites, mas garantir que os adolescentes possam continuar explorando seus interesses de maneira saudável e divertida. Os jovens terão acesso a um recurso exclusivo, que permite que eles escolham tópicos para seguir na aba “Explorar”. Isso garante que possam focar em conteúdos que amam e que são positivos para o seu desenvolvimento. Seja acompanhar vídeos de culinária, dicas de estudos ou memes engraçados, os adolescentes poderão personalizar sua experiência no Instagram com aquilo que mais gostam.
Essa medida é uma tentativa de equilibrar o controle e a autonomia. Afinal, enquanto os pais ganham mais ferramentas de supervisão, os adolescentes mantêm a liberdade de explorar seus interesses de forma segura.
A implementação da Conta de Adolescente começará em janeiro de 2025 na América Latina. Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, a inclusão começará dentro de 60 dias.
Essas mudanças, segundo a Meta, são grandes atualizações que impactarão milhões de jovens e suas famílias. Além do Instagram, a conta será levada para outras plataformas da empresa, como o Facebook, ao longo do próximo ano.
“Essa atualização da Conta de Adolescente do Instagram oferece uma abordagem equilibrada, capacitando os pais com supervisão essencial e respeitando o direito dos adolescentes de participar e explorar. Num mundo online em constante evolução, esta atualização garante que os jovens possam se envolver de forma significativa e segura, promovendo conexões positivas e ao mesmo tempo proporcionando a segurança que precisam", diz Lucy Thomas OAM, CEO e cofundadora do Project Rockit.
Agora, com essas novas opções, os pais poderão ficar mais tranquilos sabendo que, enquanto seus filhos se divertem e exploram o que gostam no Instagram, estão protegidos de riscos e conteúdos impróprios. Afinal, o mundo digital também pode e deve ser um lugar seguro para todos.
Família
Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA
Notícias
Filhos de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert já tem data para estreiar em nova carreira
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"