Família

Incentivada pela avó a jogar futebol, Ary Borges estreia com a goleadora da Copa do Mundo Feminina

Reprodução/Instagram

Publicado em 25/07/2023, às 11h08 por Victoria Raissa


Compartilhe:


Ary Borges é convocada para Seleção Brasileira Feminina de Futebol (Foto:Reprodução/Instagram)

Ary Borges, a jovem de 23 anos, responsável pelo hat-trick(três gols) da vitória da Seleção Brasileira Feminina de Futebol por 4X0 contra o Panamá, estreando na Copa do Mundo 2023, enfrentou um longo caminho para hoje estar estrelando em campo. Natural de São Luís, Maranhão,  a jogadora relembra como a avó foi importante para a realização de seu sonho.

Atualmente jogando pelo Racing Lousville, Ary conta que a família foi determinante para a entrada dela no mundo do futebol, o apoio do tio e da avó impactaram muito em sua carreira em uma época que era ainda mais difícil iniciar uma carreira no esporte.

Ary Borges comemorou a convocação para Copa com os pais (Foto:Reprodução/instagram)

“Vendo a minha aflição, meu tio me confortava. Ele falava: “Ary, pensa no futebol. Você ama o futebol, sabe jogar. Em São Paulo você talvez tenha mais oportunidade de se desenvolver”. E a minha avó, sábia pra caramba, deu a bênção dela: “Na vida, as coisas acontecem quando têm que acontecer. Os seus pais já viveram tempo demais longe de você. Tá na hora de ir ficar com eles e correr atrás de seus sonhos lá. Eles vão te ajudar e eu vou ficar bem, não se preocupa”. Pô, rodeada de gente sensacional assim… O que mais eu podia desejar?”, disse ela em uma carta ao The Players Tribune. 

Ary Borges iniciou a carreira no futebol com a ajuda da família (Foto:Reprodução/Instagram)

A família foi a base de Ary, o olhar preciso do tio viu nela um talento que foi decisivo na mudança de vida quando ainda era uma criança. “Sempre vou ser grata aos meus familiares. Nos momentos mais duros da minha vida eles estavam ali fazendo de tudo pra me deixar segura e feliz. Um privilégio. Nessa história toda, o passe pro gol foi meu tio telefonar para o meu pai e mandar mais ou menos assim: “Olha, Dino, a Ary tem uma coisa forte com o futebol. E ela joga muito bem. Acho que pode ser um jeito legal de você estar junto dela nessa transição, nesse momento complicado pra ela”, disse a jogadora.

Ary comemora convocação com a família (Foto:Reprodução/instagram)

Apesar de ter vivido parte da vida longe dos pais, a decisão de ir até São Paulo encontrá-los recriou um laço especial entre eles, especialmente com o pai. “Chegando em São Paulo eu comecei a me conectar com meu pai por meio do futebol. São-paulino doente, ele queria que eu torcesse pro time do coração dele, aquela coisa bem de pai pra filha. Então a gente passava um tempão juntos falando de futebol, assistindo futebol, respirando futebol. Eu, que já gostava pouco do assunto, né? kkkkk, fiquei ainda mais hipnotizada e encantada com o futebol. Comecei a perceber que aquilo era mais forte do que uma brincadeira de criança, que mais cedo ou mais tarde ia se tornar a minha razão de viver”, contou Ary.


Palavras-chave
futebol seleção brasileira futebol feminino convocação jogadoras seleção brasileira ary borges Familia de Ary Borges copa do mundo feminina de futebol desafios do futebol feminino futebol feminino no Brasil Jogos da copa do mundo feminina Seleção brasileira de futebol

Leia também

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Dira Paes mostra irmão, professor, dando aula com bebê de aluna no colo: veja vídeo

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Família

Filhos de Madonna: cantora foi acusada de racismo e sofreu polêmica com adoção

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"