Família

Idade e depressão

Publicado em 27/02/2012, às 21h00 - Atualizado em 21/12/2020, às 14h50 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Ter filhos entre os 40 e 44 anos pode aumentar as chances das mães desenvolverem depressão ao longo dos anos. Esta é a conclusão que especialistas chegaram depois de analisar cerca de 8 mil mães nesta idade.

Segundo o Daily Mail, isso ocorre porque elas ficam mais ansiosas sobre sua saúde e a do bebê durante a gestação, o que pode causar problemas de saúde para ambos no futuro. Os especialistas também apontam que elas sofrem mais para conciliar a maternidade e o trabalho, já que passaram mais tempo construindo a carreira.

A University of British Columbia, no Canadá, acompanhou as mães que deram à luz nos últimos cinco anos e perguntou se elas haviam apresentado sintomas de depressão nos últimos 12 meses.

O grupo de mulheres que se tornou mãe depois dos 35 anos apresentou cinco vezes mais chances de ter depressão do que as mulheres com estilos de vida semelhantes e que se tornaram mães mais jovens.

A pesquisa também analisou as mulheres que não tiveram filhos nos últimos cinco anos e descobriu que a idade teve um efeito contrário para elas, diminuindo as chances de ter depressão. Os especialistas acreditam que, para estas mulheres, a estabilidade financeira e nos relacionamentos influenciam a saúde positivamente.

As mães com mais de 35 anos também passam por esta estabilidade, mas os problemas de saúde que uma gravidez tardia traz anulam estes benefícios. As mulheres que engravidam depois desta idade têm mais chances de sofrer abortos, enfrentar problemas durante a gestação e ter parto prematuro.

Giulia Muraca, que comandou o estudo, afirma que, se comprovada sua teoria com outros estudos complementares, as mães podem ser monitoradas ainda durante a gestação e os problemas com a depressão podem ser evitados mais cedo.


Palavras-chave

Leia também

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha