Publicado em 23/06/2016, às 12h59 - Atualizado às 14h36 por Redação Pais&Filhos
Hospital nunca é sinônimo de alegria para a família. Principalmente quando o filho é quem está doente. O Hospital Infantil Sabará sabe disso e pensou em uma maneira de os pacientes se sentirem mais confortáveis e acolhidos lá dentro. Parte disso agora é a revista “Sabe”, que é uma fonte de entretenimento para as crianças que passam por lá. Conversamos com o diretor Wagner Marujo, pai de Lucas, Gustavo e João, para entender melhor o projeto.
Pais&Filhos: Há quanto tempo idealizavam esse projeto?
Wagner Marujo: Esse projeto começou no final do ano passado, quando a Monica Figueiredo [embaixadora da Pais&Filhos] conversou comigo. Eu a procurei para tentar fazer algo inovador, que não tivesse o peso das revistas com caráter pedagógico, que fosse mais um instrumento auxiliar a todo o procedimento: contadores de histórias, atores e até a própria enfermagem.
A gente pensa muito na recuperação da criança, essa revista é para levar para casa e poder lembrar do lugar que ela passou um tempo. Não temos a pretensão de que ela seja um instrumento de cura ou pedagógico, mas é algo para o entretenimento. Para ligar a família ao hospital.
P&F: Quais os benefícios para as crianças?
Wagner Marujo: Na verdade, essa revista não é só para as crianças internadas, é para promover entretenimento e ser mais um dos instrumentos para pais e filhos, proporcionando interatividade e participação. Em um ambiente tão complexo como o hospital exclusivamente pediátrico, precisamos de instrumentos que proporcionem esse entretenimento, para suavizar o sofrimento, apoiar voluntários e médicos. Mas ela é só um dos instrumentos. Foi feita para que as pessoas levem para casa, colecionem e ela faça parte do repertório de interação entre pais e crianças.
P&F: O resultado superou as expectativas?
Wagner Marujo: Ela foi um grande sucesso entre as crianças e os pais, muita gente se emocionou. A criança tinha alta e o hospital deixava de ser referência para a família e é justamente isso que ela faz agora.
P&F: Quais outros projetos do hospital que são usados como instrumentos de entretenimento?
Wagner Marujo: O hospital tem muito orgulho de seu projeto de humanização. Ele é o único hospital construído pensado exclusivamente para crianças e ele deve pensar tanto na criança como na família, já que eles são um corpo único para nós. Os funcionários têm treinamento específico para lidar com as crianças, a infraestrutura tem lazer e tudo é adaptado para as crianças, já que elas não são adultos pequenos.
Temos um corpo de voluntários treinados, atores que se vestem de personagens, músicos e também temos uma área muito forte para entender as necessidades da família e da criança, para entender esse mundo deles, cheio de novos desafios por causa da doença. Temos também um novo programa, uma nova área, que procura ser uma interface qualificada entre o sistema e a criança com a família, visando os interesses das crianças dentro do ambiente hospitalar, não sobre a perspectiva do adulto.
A profissional dessa área é uma tradutora dos medos e dos receios, uma pessoa preparada para traduzir as preocupações e expectativas da criança. Por exemplo: uma boa conversa antes de um exame pode evitar uma anestesia. Achamos que todo processo de qualidade e segurança é também um processo de humanização, isso envolve o respeito. Para nós, do Sabará, a revista é um instrumento para se aproximar da comunidade. Somos um hospital pensado para as crianças.
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Família
Cachorro chama a atenção por se parecer com um humano
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana