Publicado em 23/06/2016, às 12h59 - Atualizado às 14h36 por Redação Pais&Filhos
Hospital nunca é sinônimo de alegria para a família. Principalmente quando o filho é quem está doente. O Hospital Infantil Sabará sabe disso e pensou em uma maneira de os pacientes se sentirem mais confortáveis e acolhidos lá dentro. Parte disso agora é a revista “Sabe”, que é uma fonte de entretenimento para as crianças que passam por lá. Conversamos com o diretor Wagner Marujo, pai de Lucas, Gustavo e João, para entender melhor o projeto.
Pais&Filhos: Há quanto tempo idealizavam esse projeto?
Wagner Marujo: Esse projeto começou no final do ano passado, quando a Monica Figueiredo [embaixadora da Pais&Filhos] conversou comigo. Eu a procurei para tentar fazer algo inovador, que não tivesse o peso das revistas com caráter pedagógico, que fosse mais um instrumento auxiliar a todo o procedimento: contadores de histórias, atores e até a própria enfermagem.
A gente pensa muito na recuperação da criança, essa revista é para levar para casa e poder lembrar do lugar que ela passou um tempo. Não temos a pretensão de que ela seja um instrumento de cura ou pedagógico, mas é algo para o entretenimento. Para ligar a família ao hospital.
P&F: Quais os benefícios para as crianças?
Wagner Marujo: Na verdade, essa revista não é só para as crianças internadas, é para promover entretenimento e ser mais um dos instrumentos para pais e filhos, proporcionando interatividade e participação. Em um ambiente tão complexo como o hospital exclusivamente pediátrico, precisamos de instrumentos que proporcionem esse entretenimento, para suavizar o sofrimento, apoiar voluntários e médicos. Mas ela é só um dos instrumentos. Foi feita para que as pessoas levem para casa, colecionem e ela faça parte do repertório de interação entre pais e crianças.
P&F: O resultado superou as expectativas?
Wagner Marujo: Ela foi um grande sucesso entre as crianças e os pais, muita gente se emocionou. A criança tinha alta e o hospital deixava de ser referência para a família e é justamente isso que ela faz agora.
P&F: Quais outros projetos do hospital que são usados como instrumentos de entretenimento?
Wagner Marujo: O hospital tem muito orgulho de seu projeto de humanização. Ele é o único hospital construído pensado exclusivamente para crianças e ele deve pensar tanto na criança como na família, já que eles são um corpo único para nós. Os funcionários têm treinamento específico para lidar com as crianças, a infraestrutura tem lazer e tudo é adaptado para as crianças, já que elas não são adultos pequenos.
Temos um corpo de voluntários treinados, atores que se vestem de personagens, músicos e também temos uma área muito forte para entender as necessidades da família e da criança, para entender esse mundo deles, cheio de novos desafios por causa da doença. Temos também um novo programa, uma nova área, que procura ser uma interface qualificada entre o sistema e a criança com a família, visando os interesses das crianças dentro do ambiente hospitalar, não sobre a perspectiva do adulto.
A profissional dessa área é uma tradutora dos medos e dos receios, uma pessoa preparada para traduzir as preocupações e expectativas da criança. Por exemplo: uma boa conversa antes de um exame pode evitar uma anestesia. Achamos que todo processo de qualidade e segurança é também um processo de humanização, isso envolve o respeito. Para nós, do Sabará, a revista é um instrumento para se aproximar da comunidade. Somos um hospital pensado para as crianças.
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Notícias
Filhos de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert já tem data para estreiar em nova carreira
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli