Família

Homem trans consegue autorização da justiça para se registrar como pai do próprio filho

Getty Images

Publicado em 02/06/2022, às 07h21 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, um homem transexual conseguiu o direito de alterar o registro do filho substituindo o nome de nascimento feminino pelo atual, masculino. O outro pai se opunha à alteração, mas a decisão foi publicada na última segunda-feira, 30 de maio, pela juíza Maria Luiza Rangel Pires, da Vara de Registros Públicos de Belo Horizonte.

O homem, pai de um adolescente de 14 anos, teve o filho ao lado do outro pai antes da transição de gênero. Depois do nascimento da criança, o casal se separou e o homem ficou com a guarda do filho. Após a transição, o pai alterou os documentos pessoais, passando a se identificar com um nome masculino. Essa ação, impediu que ele exercesse plenamente a guarda do adolescente.

Homem trans consegue autorização da justiça para se registrar como pai do filho (Foto: Getty Images)

Para melhor exercer a guarda, o homem decidiu alterar o registro do filho, mas o outro pai não concordou com a escolha, dizendo que isso iria “impor ao filho uma vontade unilateral do pai transexual”. Ele ainda completou dizendo que a mudança traria constrangimento para ele.

Segundo o Ministério Público, a ação é uma “mera regularização da certidão de nascimento e outros documentos da criança”. Por isso, a oposição do outro pai não é objeto do processo.

A juíza que analisou o caso considerou que o menino poderia ser muito exposto se caso precisasse apresentar um documento como prova de que o homem é o pai transgênero, sendo mais eficiente alterar o registro para que o homem pudesse, legitimamente, representá-lo.

Homem trans consegue autorização da justiça para se registrar como pai do filho (Foto: Getty Images)

“o menor, ao tempo de sua maioridade, poderia buscar uma solução diversa, pautado por seu livre discernimento de constar em seu registro a verdade do tempo de seu nascimento ou aquela condizente com a atualidade”, e comentou sobre a expectativa de “como a legislação e os Tribunais irão se posicionar sobre temática tão delicada e que mexe de forma tão sensível com a vida de todos os envolvidos”, acrescentou a juíza.


Palavras-chave
Notícias Desenvolvimento pais pai filho Justiça adolescente homem trans

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho