Família

“Hidroxicloroquina não diminui número de mortes por coronavírus”, defende pesquisa

Getty Images

Publicado em 12/05/2020, às 12h17 por Helena Leite


Compartilhe:


Pesquisa aponta que uso do medicamento hidroxicloroquina não reduz as mortes dos pacientes  (Foto: Getty Images)

Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos mostra que o uso do medicamento hidroxicloroquina não aponta redução de mortes de pacientes com covid-19. A pesquisa envolveu 1.438 pessoas e avaliou o impacto do remédio tanto com como sem o antibiótico azitromicina.

De acordo com a Exame, as conclusões do estudo foram publicadas no periódico científico Jama e as descobertas são semelhantes as de uma outra pesquisa, publicada no  The New England Journal of Medicine na semana passada.

Na pesquisa mais recente, os cientistas dividiram os pacientes em quatro grupos. O maior grupo, que contava com 735 pessoas, recebeu hidroxicloroquina junto com azitromicina. Essas pessoas receberam os medicamentos antes ou ao mesmo tempo que passaram a usar respiradores mecânicos. Um outro grupo, com 271 pessoas, recebeu apenas a hidroxicloroquina e um terceiro grupo, com 211 pessoas, recebeu apenas a azitromicina. Um quarto grupo, ainda, contou com 221 pessoas que não receberam nenhuma medicação.

Notou-se que os pacientes que receberam a hidroxicloroquina sozinha ou junto com a azitromicina apresentaram arritmia cardíaca. 25,5% dos pacientes do primeiro grupo, que receberam hidroxicloroquina e azitromicina, morreram. Dos que receberam apenas e hidroxicloroquina, 19,9% faleceram. E do grupo que recebeu apenas a azitromicina, 10% faleceu. No último grupo, que não recebeu nenhuma medicação, 12,7% morreram.

Apesar desse estudo ser considerado um dos maiores realizados até o momento, ele ainda não é conclusivo, uma vez que possui algumas limitações. Nas próximas semanas outros estudos relacionados à eficácia do uso da azitromicina e da hidroxicloroquina serão divulgados.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Saúde Notícias Pesquisa estudo Estados Unidos coronavírus covid-19 hidroxicloroquina cura eficácia medicamento azitromicina

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"