Família

Desidratação em crianças: veja os sinais e saiba como manter seu filho saudável no calor

Getty Images

Publicado em 19/09/2023, às 13h00 - Atualizado em 14/11/2023, às 13h33 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Com o clima quente que já chegou no Brasil com força, é muito importante manter a hidratação das crianças e ficar de olho na ingestão de água. Segundo um estudo realizado pela Danone, apenas 32% faz o consumo correto ao longo do dia, deixando em alerta famílias e cuidadores.

A hidratação, além de regular a temperatura corporal e ajudar no transporte de nutrientes, é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Se feita de maneira inadequada, pode afetar a performance física e cognitiva das crianças, que envolve o processo de perceber, lembrar, sentir e pensar.

Quais os principais sinais de desidratação?

As crianças e bebês podem ficar desidratadas mais rapidamente do que adolescentes e adultos, pois costumam perder mais fluidos corporais. Por esse motivo, é importante a família ficar atento à frequência urinária, lábios rachados, choro sem lágrimas, fraldas secas por mais de seis horas, urina com cheiro forte e amarela, sonolência, irritabilidade, entre outros.

Apenas 32% das crianças bebem água corretamente e isso prejudica a hidratação e desenvolvimento delas (Foto: Getty Images)

A partir de quantos meses meu filho pode beber água?

A recomendação é de que a ingestão de água comece a partir dos 6 meses de idade, variando assim a quantidade consumida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o recomendado é:

Dicas para incentivar o consumo


Palavras-chave
Bebê Família Saúde pfnoinsta Criança hidratação água bebê de 1 ano não quer tomar água bebê de 2 anos não quer beber água bebê de 7 meses não quer beber água bebê desidratado o que fazer como fazer a criança tomar água criança que bebe pouca água desidratação infantil causas desidratação infantil como tratar desidratação infantil cuidados de enfermagem desidratação infantil diarreia desidratação infantil remédio desidratação infantil sintomas o que acontece quanto de água um bebê de 2 anos deve tomar quem não bebe água simpatia para bebê tomar água sinais de desidratação infantil grave

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha