Família

Hepatite ‘misteriosa’: OMS atualiza número de casos e diz que doença está em 33 países

Istock

Publicado em 26/06/2022, às 16h08 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Segundo informações da revista Veja, o número de mortes pela hepatite misteriosa subiu de nove para dezoito conforme dados divulgados pela OMS até o dia 22 de junho. Em questão mundial, o número de casos foi de 650 para 920 e 33 países já tem registros sobre essa doença.

Conforme a OMS, dos 920 casos, 45 vão ter que receber transplante de fígado, sendo 5% das crianças afetadas. E dos 422 casos com mais informações, 52% são meninas e mais da metade tem menos de 6 anos.

A suspeita é de que os casos tem ligação com o adenovírus, que causa inflamação gastrointestinal. Ainda está sendo feito um estudo para saber se há ligação com algum vírus da COVID-19, porém, segundo a OMS, não há nenhum vínculo com os dois tipos de vírus.

Hepatite ‘misteriosa’: Brasil investiga possíveis casos da doença (Foto: Istock)

Entenda a Hepatite

O que é hepatite?

Hepatite é o nome dado a uma inflamação que acomete o fígado e causa lesões no tecido do órgão. Essa infecção afeta, principalmente, o funcionamento dele e pode ser classificada de duas formas: aguda (quadro em que o processo inflamatório apresenta sintomas com duração inferior a seis meses) e crônica (quando os sintomas perduram por seis meses ou mais). Ela pode ser desencadeada por vírus, bactérias ou parasitas. Existem cinco tipos de hepatite causadas por vários vírus, denominadas A, B, C, D e E:

No início de abril, a Organização Mundial da Saúde foi notificada que dez casos de hepatite aguda com causa desconhecida em crianças no Reino Unido, todas elas sem nenhum tipo de enfermidade (Foto: Getty Images)

Além dos tipos de hepatite causados por vírus, existem outros dois que possuem causas diferentes e não possuem a infecção viral como causadora da doença. São elas:

Sintomas de hepatite

Os sintomas de hepatite variam de acordo com o que causou a doença. Em quadros agudos, os sinais do problema podem aparecer entre 2 semanas a 6 meses após a infecção. Em casos crônicos, é possível que o paciente não apresente nenhum tipo de sintoma até muitos anos depois que essa infecção acontecer. Propriamente falando, os sinais comuns de hepatite no corpo são:


Palavras-chave
crianças hepatite 6 anos Hepatite misteriosa Casos no brasil Doença pelo mundo

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais