Família

Mãe ucraniana reencontra filhos que foram deixados com desconhecidos durante fuga da guerra

Reprodução/ Youtube

Publicado em 26/02/2022, às 13h06 - Atualizado em 03/03/2022, às 08h10 por Luiza Fernandes


Compartilhe:


Uma mãe finalmente conseguiu reencontrar os filhos depois das crianças serem entregues a desconhecidos em meio a fuga da Ucrânia. O pai deles não conseguiu sair do local, devido ao decreto que proíbe homens de 18 a 60 de anos de deixar a Ucrânia em meio ao conflito.

A mulher ficou encarregada de procurar um local seguro que a família pudesse se alojar, enquanto o pai tentava deixar o país com os filhos. Por ter sido impedido de deixar a Ucrânia, o homem não teve outra opção a não ser deixar as crianças com desconhecidos que também deixavam o local.

A mãe reencontrou as crianças (Foto: Reprodução/ Youtube)

Uma outra mulher, desconhecida da família, ficou responsável pelos cuidados das crianças até que eles finalmente reencontrassem a mãe. O momento em que parte da família se encontra é emocionante, e foi filmado pela moça responsável por cuidar das crianças.

Como conversar com crianças sobre a guerra?

Você provavelmente não pensou que depois de uma pandemia teria conversas mais difíceis com seu filho por um bom tempo. Pois bem, aqui estamos de novo. Com toda essa situação da guerra que acontece na Europa entre Rússia e Ucrânia, é natural que seu filho escute algo sobre o conflito – seja no rádio do carro indo para escola, na televisão, na internet, ou até mesmo entre amigos e familiares. Um assunto como esses nunca é fácil de ser abordado e, assim como nós, é esperado que as crianças tenham muitas dúvidas sobre o tema.

Se seu filho chegar em casa perguntando sobre a guerra, a primeira dica é não se desesperar para falar sobre o assunto com ele. Para te ajudar com esse papo, conversamos com a Vanessa Abdo, embaixadora da Pais&Filhos, doutora em psicologia e CEO do Mamis na Madrugada, mãe de Laura e Rafael, que mostra caminhos para responder às dúvidas do seu filho. 

Rússia e Ucrânia estão em guerra (Foto: Pierre Crom/Getty Images)

Segundo Vanessa, o primeiro passo é pensar na idade da criança: como tudo, a abordagem do assunto com crianças pequenas é diferente daquele com as mais velhas, que obviamente já podem entender mais do que está acontecendo. “Além da idade, é preciso olhar também para a maturidade com que a criança lida com esse tipo de assunto: morte, tragédia, qualquer coisa triste. Porque essa geração foi expostas a temas como esses de forma muito profunda e dramática, por conta da pandemia. Então é uma geração de crianças que já são assustadas, que foram expostas de maneira muito mais contundente do que a geração dos pais e dos avós”,  ressalta.

Para a psicóloga, outro ponto importante a se avaliar caso o tema surgir é olhar um pouco para si mesmo e entender quais são seus sentimentos frente a tudo que está acontecendo. “A gente precisa saber como a gente está lidando com essas emoções, quem somos nós. Nós somos os desesperados? Os alienados? Como que nós próprios estamos lidando com esse monte de assunto pesado ao nosso entorno? Isso vai influenciar bastante em como as crianças vão lidar”, aponta.


Palavras-chave
Comportamento Família Criança Maternidade Mãe filhos emocionante Ucrânia guerra

Leia também

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha