Família

Grávida e sozinha

Imagem Grávida e sozinha

Publicado em 07/06/2011, às 12h46 por Redação Pais&Filhos


O vínculo entre pai e filho é tão importante que nossa colunista Flávia Werlang superou até a mágoa de ter passado toda a gestação sozinha
Carreguei a nossa filha durante nove meses sozinha. Literalmente. Todas as vezes que eu procurei Mr. Pai para pedir atenção e participação tinha que escutar os seus lamentos. Ele dizia que não estava preparado para a paternidade, que a notícia o pegou de surpresa. Mas, o que mais me entristecia, era quando ele falava que não tinha certeza se era o pai da nossa filhinha. De um modo ou de outro a indisponibilidade dele era evidente. E aquilo me cortava o coração. Tinha vontade de sumir para sempre da vida dele. Mas não consegui ser egoísta porque havia um elo entre nós dois e eu não podia ignorá-lo.
Quando entrei em trabalho de parto engoli toda a rejeição e sentimento de abandono e o chamei para participar daquele momento mágico, o nascimento da nossa filha. Não, ele não entrou no centro cirúrgico, não apertou a minha mão enquanto eu rezava para tudo dar certo e nem me disse “Obrigado!” pela nossa filha linda ou ainda por eu ter passado por tudo aquilo sozinha. 
Desde o parto, pai e filha têm criado um elo que é só deles, independente de mim. Fico feliz e até me sinto realizada por isso ter acontecido. Eu sei o quanto faz falta a presença de um pai e o quanto a idealização do mesmo pode ser mais prejudicial do que conhecê-lo tal como ele é, em carne e osso, com qualidades e defeitos.
Mas, no entanto, há dias em que eu e Mr. Pai nos desentendemos em alguma questão sobre a educação da Luna e ele ameaça tirá-la de mim. Diz que pode recorrer pela guarda dela judicialmente. O mais interessante é que eu não consigo sentir raiva dessas atitudes, digamos infantis, porque eu sei que no fundo são laços de amor que afloram a cada dia. Lutei tanto para minha filha – que ficou nove meses sozinha comigo – ser reconhecida e criar um vínculo com esse pai que encaro esse afrontamento como sinal de que o esforço valeu a pena.
Flávia Werlang, mãe de Luna, autora do blog Grávida, estado civil mãe (solteira). Esta coluna é destinada a todas mulheres que, assim como eu, engravidaram “sozinhas”.

Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”