Família

Fase vermelha: São Paulo mantêm apenas serviços essenciais funcionando durante final de ano

Getty Images

Publicado em 22/12/2020, às 10h48 - Atualizado às 10h51 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Nesta terça-feira, 22 de dezembro, foi anunciado através de uma coletiva de imprensa do Governo que o estado de São Paulo fará modificações no plano de contenção do coronavírus e serão tomadas “medidas restritivas específicas” entre os dias 25 a 27 de dezembro e 1 a 3 de janeiro de 2021.

(Foto: Getty Images)

Embora o termo “fase vermelha” não tenha sido dito durante a coletiva de imprensa, o governo só permitirá que, durante os dias selecionados, comércios essenciais – como farmácias, padarias e mercados – estejam abertos durante o período de Natal e Ano Novo. Isso restringe o funcionamento de outros estabelecimentos, como bares, restaurantes, shoppings e outros tipos de serviços que não se encaixam no segmento “essencial”.

Além disso, foi dito que no próximo dia 7 saberemos em qual fase o estado de São Paulo estará, seguindo o plano de reabertura devido a pandemia do coronavírus – para agora, o que se sabe é que nenhuma região voltará para a fase verde. Patrícia Ellen, secretária do Desenvolvimento Econômico do estado, reforçou que “não é o momento para aglomerações e festas”, já que estamos em um momento em que pode acontecer um descontrole da pandemia.

Aumento do número de casos

Durante uma entrevista coletiva na última segunda-feira, 21 de dezembro, o secretário da saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, reforçou a importância de respeitar o isolamento social. “Estamos na 52ª semana epidemiológica e o vírus está cada vez mais perto de nós”. Segundo ele, nas últimas quatro semanas tivemos um aumento de 54% do número de casos, 34% no número de óbitos e aumento de 13% no número de internações.

O governador João Dória anunciou, até dia 31 de dezembro de 2020, chegarão em São Paulo mais dois carregamentos da vacina do Butantã. Serão 400 mil doses no dia 28 de dezembro e mais 600 mil no dia 30 de dezembro. Até o último dia do ano, São Paulo terá 10 milhões e 800 mil doses da vacinação criada pelo Instituto Butantã.


Palavras-chave
Família coronavírus fase vermelha Estado de São Paulo

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta