Família

Fase Verde em São Paulo: saiba tudo sobre a flexibilização da quarentena em plano de reabertura

Facebook / Governo de São Paulo

Publicado em 09/10/2020, às 10h53 - Atualizado às 11h08 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Nesta sexta-feira, 09, o governador João Dória anunciou durante uma coletiva de imprensa que o Estado de São Paulo vai entrar na fase verde do plano de reabertura e flexibilização da quarentena.

Doria fala sobre nova fase de flexibilização da quarentena (Foto: Facebook / Governo de São Paulo)

O plano entra em ação amanhã, dia 10 de outubro, e vai valer em 76% do estado de São Paulo. Apesar da liberação, ainda existem muitas regras que devem ser seguidas e todos os cuidados já recomendados antes permanecem valendo. De acordo com informações passadas durante a coletiva de imprensa, a fase verde vai funcionar até o dia 16 de novembro, momento em que será reavaliada, se houve algum aumento nos casos de coronavírus e se a fase verde será mantida.

Durante esse novo período de flexibilização da quarentena, estabelecimentos como shoppings, comércio, cabeleireiros e academias ficarão abertos por 12h. Nos locais que estão na fase amarela, esses espaços funcionam de 8h a 10 horas por dia.

Com a fase verde, esses estabelecimentos estão com a capacidade limitada a 60% da ocupação, e as regras de segurança se mantem: o uso de máscara é obrigatório, assim como a compra antecipada de ingressos quando falamos da volta do funcionamento dos estabelecimentos culturais: teatros, museus, bibliotecas e cinemas, que foram liberados nesta fase. O controle de acesso da população, assim como medir a temperatura de quem vai até esses locais, também é obrigatória.

Aglomeração ainda estão estritamente proibidas. Festas, baladas, torcidas em estádios, grandes shows com público em pé não estão liberados. Bruno Covas, prefeito de São Paulo, se pronunciou sobre a nova fase do plano: “Não vamos deixar de retroceder [a decisão de flexibilização] se os casos de coronavírus voltarem a aumentar”. A abertura de parques e da Avenida Paulista ainda não foi cogitada e Covas afirmou que vai demorar pelo menos 15 dias para que seja possível avaliar esses pontos.

Doria fala sobre nova fase de flexibilização da quarentena (Foto: Facebook / Governo de São Paulo)

Ainda durante a coletiva, afirmaram que houve uma melhora significativa dos índices relacionados ao coronavírus em várias partes da região de São Paulo. Mas uma coisa ficou clara: não podemos perder o medo que tínhamos no começo da quarentena. Os cuidados precisam ser tomados e a pandemia ainda não acabou.


Palavras-chave
coronavírus quarentena coronavírus no Brasil flexibilização da quarentena fase verde flexibilização

Leia também

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar