Família

Família lamenta morte de mãe e filho com Covid-19 no mesmo dia: “Estamos despedaçados”

Reprodução / G1

Publicado em 06/12/2020, às 16h48 - Atualizado às 17h24 por Maria Laura Saraiva


Compartilhe:


Zenaide Barbosa de Oliveira, de 84 anos, e Mateus Barbosa Oliveira, de 45 anos, morreram no último sábado, 5 de dezembro, com pouco menos de sete horas de diferença. Mãe e filho estavam lutando desde novembro contra a  Covid-19 no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um hospital particular em Franca, São Paulo.

De acordo com o filho e irmão das vítimas, Joel Barbosa de Oliveira, em entrevista ao G1, a mãe o irmão passaram um final de semana juntos antes de começarem a sentir os sintomas. Embora a senhora ficasse acompanhada de cuidadoras durante a semana, ela costumava ir para a casa dos filhos aos sábados.

O primeiro a manifestar a doença foi Mateus, que começou a sentir febre e sinusite. “Na quinta-feira, ele começou a sentir falta de ar e um começo de tosse. Fizeram tomografia e ele já estava com 70% do pulmão tomado. Ele internou, ficou na enfermaria. Na madrugada de sábado pra domingo, levaram pra UTI porque a saturação estava caindo de novo”, diz Joel.

Cinco dias depois do professor, dona Zenaide começou com os mesmos dias, mas foi orientada a ficar em casa monitorando a respiração. “Na sexta-feira (30), ela agravou muito, a saturação caiu pra 86. Nós corremos e fizeram o mesmo procedimento que fizeram com meu irmão. Fizeram a tomografia, o pulmão estava tomado. Ela internou, ficou uma semana na UTI e morreu”, explicou o parente.

Morreram com sete horas de diferença

A senhora de 84 anos se foi às 10h15 do sábado. Algumas horas depois, às 16h55, a família soube que Mateus também não tinha resistido. “Minha mãe tinha bronquite asmática. Talvez o quadro dela evoluiu bem mais rápido por isso, pela idade e pela bronquite asmática. Meu irmão jogava bola, era professor, tinha uma vida normal, não tomava remédios”, afirma Joel.

Além deles, a esposa do professor e o filho caçula, de 18 anos, também contraíram a doença, mas passam bem. Segundo o parente, a família está devastada com a perda. “Nós estamos nos sentindo despedaçados. Estamos um caco”, finaliza.


Palavras-chave
Comportamento Família Mãe filho coronavírus covid-19

Leia também

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

Neymar faz doação para o RS e manda recado: "Faz pelo coração e não por engajamento"

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho