Família

“Eu tinha que proteger minha filha de alguma forma”, diz brasileira após terremoto na Turquia

Reprodução / Twitter / @politikaloji

Publicado em 31/10/2020, às 15h29 - Atualizado às 15h34 por Marina Paschoal


Compartilhe:


A brasileira Jéssica Sani, de 35 anos e natural de Brasília, viveu momentos de tensão e terror durante o terremoto que atingiu a Turquia nesta sexta-feira, 30 de outubro, onde vive com a família. Casada com um turco e mãe de uma bebê de 10 meses, no relato, ela conta que só pensava em proteger a menina de alguma maneira. “Comecei a sentir um tremorzinho, bastante leve. Eu já tinha passado por terremoto antes, então achei que esse seria bem fraquinho. De repente começou tudo a chacoalhar forte”.

Jéssica mora no bairro de Bayraklı, um dos mais afetados e que fica em Izmir. “As paredes pareciam que eram feitas borracha, iam de um lado para o outro, o meu apartamento chacoalhava muito”, disse, segundo a Época. Ela disse que o tremor durou cerca de 30 segundos, mas que parecia uma eternidade.

Só pensava em proteger a filha bebê

“Eu peguei o edredom e enrolei minha filha nele. Tinha uma garrafa de água por perto e eu a coloquei dentro do meu casaco. Pensei: se desabar e a gente conseguir sobreviver pelo menos a gente tem água”, ela conta. Jéssica pensou muito rápido para agir e se proteger, mas principalmente para proteger a bebê.

Para isso, ela seguiu à risca as orientações dadas pelas autoridades e ficou posicionada embaixo do batente da porta, onde tem uma coluna, e se deitou sobre a filha, fazendo o seu corpo de escudo para a bebê. “Se algo caísse, cairia primeiro em cima de mim e o impacto nela seria menor. Eu chorava muito, fiquei bastante desesperada, mas logo passou”, lembra.

Na sequência, ela pegou a menina e desceu do prédio. “Nós ficamos lá embaixo, meu marido veio para casa aí começamos a nos dar conta do que tinha acontecido, a receber notícias. Tinha muita gente chorando na rua, barulho de ambulância para todos os lados, o desespero instaurado nas pessoas”.

Depois do susto

Com o bairro em alerta, a família foi para um abrigo improvisado em um parque público. Lá, puderam beber água e ter acesso à banheiro, além de alimentos disponibilizados pelo governo turco. “Nós ficamos no parque até umas 4h30, depois começou a chover e resolvemos ir para a casa da minha sogra, que é mais fácil de sair em caso de um novo terremoto”, detalhou.

O terremoto provocou uma elevação do nível do mar e provocou a inundação das ruas de Seferihisar, uma cidade turca situada no epicentro. Segundo a Época, 27 mortes foram confirmadas pelas autoridades turcas. Há ainda cerca de 800 pessoas feridas e ao menos 20 prédios na cidade de Izmir foram destruídos.

Veja o vídeo do momento do terremoto abaixo:

İzmir’de maalesef hasar büyük.#deprem pic.twitter.com/0gRWuonn1a

— Politikaloji🇹🇷 (@politikaloji) October 30, 2020

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.


Palavras-chave
Comportamento Família relato de mãe terremoto terremoto turquia

Leia também

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"