Família

Essa família realizou o sonho de todas as crianças: eles viajam o mundo de trailer

Como será a rotina dessa aventura nada convencional?

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

Sofia, Quentin, Gabriela e Tiago já viajaram por vários lugares do mundo de trailer (Foto: Reprodução/ Facebook Pais com P Grande)

Sofia, Quentin, Gabriela e Tiago já viajaram por vários lugares do mundo de trailer (Foto: Reprodução/ Facebook Pais com P Grande)

O casal Sofia e Quentin e os filhos Gabriela, de 6 anos, e Tiago, de 3 anos, são uma família de sangue nômade. A mãe nasceu em Portugal, o pai na França e as crianças na Inglaterra, onde o casal se conhece.  Em oito anos eles viveram no total em nove casas na Inglaterra, no Reino Unido, e em vários outros países dentro de um trailer. Isso mesmo. Eles gostam de viajar pelo mundo e a hospedagem é sobre rodas. Nós conversamos com a Sofia, escritora de 35 anos, que é mãe dessa família e nos contou como é essa rotina nada convencional.

Leia mais:

Pegando a estrada com as crianças

Anúncio

FECHAR

Como aliviar os enjoos durante a viagem

Vai fazer uma viagem longa nas férias? Veja dicas para evitar a trombose

Nos últimos dois anos, eles passaram por Europa, Cuba, Peru, Israel e Jordânia, tudo de trailer. “Eu queria muito que os meus filhos, que são já apaixonados por conhecer o mundo, soubessem mais sobre as suas raízes e a cultura que eu tanto promovo em casa”, explica a mãe.

Como tudo começou

A ideia de viajar de trailer surgiu em 2014. O casal estava muito envolvido em um processo de adoção que não ocorreu. Então, eles resolveram mudar totalmente de vida. “Nós pusemos à venda a nossa casa na Inglaterra, vendemos móveis e outros pertences, e usamos as nossas economias para comprar o trailer e começar a nossa viagem”, lembra.

Esse é o interior do trailer em que a família viaja (Foto: Arquivo Pessoal)

Esse é o interior do trailer em que a família viaja (Foto: Arquivo Pessoal)

Como o marido, que tem 32 anos e é consultor de informática, precisou continuar trabalhando durante a viagem, a casa acabou não sendo vendida, já que eles pretendiam voltar. Mesmo assim, a família partiu para Portugal. “Foi uma experiência incrível para todos nós e, sobretudo para as crianças”, conta Sofia.

Engana-se quem pensa, no entanto, que toda a experiência foi planejada. “Literalmente, nós só colocamos os sacos de dormir no trailer e nos jogamos na estrada. Adoramos viver a liberdade de podermos parar quando quisermos e onde quisermos”, explica a mãe. O tempo de parada em cada ponto também não era decidido antes. “Dependia muito do que acontecia e dos eventos na cidade. Os planos nunca foram limitantes”.

Essa liberdade também vem com alguns perrengues. Sofia fala que teve que contar com a bondade alheia nesses momentos. “Muitas vezes, o trailer quebrou e ficamos sem veículo e sem casa. Tínhamos que dormir em casa de estranhos, que no final se tornaram grandes amigos.”

Viagem com as crianças: a carteirinha de vacinação está em dia?

Saiba como preparar o carro para evitar problemas de saúde

Durante o tempo em que estão viajando, a rotina dentro da van é parecida com a da sua residência. A diferença é que eles têm que fazer tudo em um lugar “minúsculo” e respeitar o espaço do pai, pois ele continuava trabalhando à distância.

Crianças e o trailer

As crianças se divertem com jogos, contando piadas e ouvindo música. “Também adoramos cantar em família. Eu e as crianças somos fans de música dos anos 1960, 1970 e 1980. Minha filha, inclusive, adora cantar Janis Joplin e Beatles”, conta Sofia.

Nem tudo é só diversão. A educação das crianças, porém, também não é nada convencional na época em que estão trailer. A filha mais velha foi ensinada a ler pela mãe, enquanto fazia tarefas de uma escola à distância. Quando voltaram para o Reino Unido, as crianças foram para um colégio tradicional e se integraram muito bem, segundo a mãe.

Na viagem para Portugal de trailer, a família adotou a cachorra Aloha (Foto: Reprodução Facebook)

Na viagem para Portugal de trailer, a família adotou a cachorra Aloha (Foto: Reprodução/ Facebook Pais com P Grande)

O casal criou o perfil “Pais com P Grande” no Facebook, no Instagram e um site para contar essas e outras aventuras. Nas redes, eles também contam como é o dia a dia deles atualmente, morando no País de Gales, no Reino Unido.

Além disso, a mãe também está envolvida em outro projeto. Sofia escreveu um livro sobre as viagens, que será lançado ainda este ano. A publicação se chama “Coisas do tempo e histórias de estrada” e também estará à venda no Brasil.

No carro, segurança sempre!

Pegando a estrada com as crianças

As aventuras não param por aí, no entanto. Sofia nos contou que eles estão planejando uma viagem pelo mundo em 2020. “Viajar de trailer é uma verdadeira lição de simplicidade, de resiliência e gratidão pelas coisas pequenas na vida. Não viver entre quatro paredes com mordomias, nos ajuda a sermos mais criativos e, sobretudo mais unidos.”