Família

Especialistas alertam sobre possibilidade de novo surto do Zika Vírus

Shutterstock

Publicado em 14/04/2022, às 18h07 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Pesquisadores alertam sobre um novo surto de Zika Vírus, sendo uma única mutação capaz de desencadear uma disseminação de teor mundial. A doença causou emergência global no ano de 2016, com muitos bebês nascidos com danos cerebrais após as mães serem infectadas com o vírus enquanto grávidas.

Os cientistas americanos alertam que o mundo deveria estar investigando as novas mutações do vírus da doença. Um trabalho feito no laboratório Cell Reports mostraram que o vírus pode se alterado, sendo criadas novas variantes.

Segundo a equipe do Instituto La Jolla de Imunologia, recentes infecções foram estudadas e indicam que as variantes estão sendo muito eficazes na transmissão do vírus, mesmo naquelas nações que já criaram imunidade aos surtos anteriores de Zika Vírus.

Pesquisas estão sendo feitas para ver a possibilidade de aumento dos casos do Zika Vírus (Foto: Shutterstock)

Os especialistas dizem que mesmo na teoria, vale um alerta que além do coronavirus, outros vírus podem ser uma ameaça.

Mudança de forma do vírus

O Zika Vírus é transmitido por picadas dos mosquitos Aedes, que estejam infectados. Os insetos são encontrados na maioria dos países das Américas (menos no Canadá e no Chile, onde é muito frio para sobreviverem) e em toda a Ásia.

Mesmo que para maioria, a doença seja algo mais leve, sem efeitos duradouros, ela pode ter inúmeras consequências para os bebês, mesmo que eles estejam no útero ainda. Se a mãe contrai o vírus no período de gestação, o feto pode ser prejudicado em desenvolvimento, tendo consequências como danos no tecido cerebral e microcefalia.

Sobre o Vírus

Além da picada, o Zika Vírus pode ser trasmitido por relações sexuais (Foto: Reprodução/ iStock)

Investigações sobre a doença

O maior pesquisador sobre o assunto é o professor Sujan Shresta, que disse: “a variante do zika que identificamos evoluiu ao ponto em que a imunidade de proteção cruzada proporcionada pela infecção anterior por dengue não era mais eficaz em camundongos”.

O professor Jonathan Ball, especialista em vírus da Universidade de Nottingham falou para o veículo BBC sobre a pandemia atual e a relação delas, “Ouvimos muito sobre a rápida evolução e surgimento de variantes de coronavírus ultimamente, mas este é um lembrete oportuno de que a mudança de forma é um recurso comum compartilhado por tantos vírus”.

Pesquisas estão sendo feitas para confirmação de informações do Zika (Foto: Getty Images)

“Este trabalho mostra a rapidez com que uma mudança de uma única letra na sequência do genoma de um vírus pode surgir e o forte impacto que pode ter na capacidade de doença de um vírus. Mas vírus que compartilham essas mudanças não são vistos com frequência em surtos. e, como os autores apontam, esses insights intrigantes exigem uma investigação mais completa” finalizou.


Palavras-chave
crianças doença coronavírus dengue aedes aegypit mosquitos zika virus

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar