Família

Escola x Trabalho

Saiba o que fazer para conciliar sua vida com as tarefas escolares de seu filho

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Conciliar trabalho e a escola dos seus filhos é possível. Saiba o que fazer para estar sempre presente

Por Marianna Perri, filha de Rita e José

Anúncio

FECHAR

Quando os filhos entram na escola, os pais também enfrentam uma mudança: o tempo que antes era gasto com brincadeira em casa se transforma na hora da lição de casa, com deveres tanto das crianças quando dos adultos.

Ter uma rotina na hora das tarefas da escola é importante e os pais devem estar atentos ao que acontece na educação dos filhos. Mesmo com os pais participando mais da rotina doméstica, as mães ainda são a maioria nas tarefas escolares.

A coordenadora pedagógica Flávia Cunha Lima, mãe de Júlia e Nina, dá algumas dicas para as mães que estão entrando na escola junto com seus filhos:

– Curiosa: cheque a agenda de seu filho, pergunte tudo que acontece na escola, conheça os amigos dele e demonstre interesse – participar das festas dos amigos e da escola é essencial.

Orientação: fazer a lição junto com seu filho ou apenas conferir se ela foi feita? Descubra qual orientação a escola segue quando o assunto é lição de casa.

– Aqui: garanta que seu filho tenha um local limpo, iluminado e tranqüilo para fazer as tarefas da escola.

– Agora: converse com seu filho e defina o melhor horário para a lição de casa, respeitando o ritmo da casa e da criança.

– Relacionamento: mantenha uma relação positiva com a escola. Afinal, é um ambiente importante para o seu filho.

– Nada de culpa: sua falta de tempo não pode interferir na cobrança sobre o desempenho de seu filho na escola.

Flávia afirma que é possível, sim, gerenciar a casa, sua carreira e a escola dos filhos, basta que você demonstre interesse e esteja presente na rotina do seu pequeno.

Consultoria: Flávia Cunha Lima, mãe de Júlia e Nina, coordenadora pedagógica da Escola Manacá.

Pais&Filhos TV