Família

Equipamento que pode identificar a presença do coronavírus no ar já tem data de lançamento

Getty Images

Publicado em 26/05/2020, às 16h59 por Helena Leite


Compartilhe:


Pesquisadores do ITA desenvolvem um equipamento capaz de identificar a presença do coronavírus no ar (Foto: Getty Images)

Nas mais diversas áreas, estudiosos e pesquisadores estão correndo contra o tempo para desenvolver métodos e mecanismos para entender melhor a respeito do novo coronavírus. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos (SP) também está contribuindo na luta contra o vírus.

O renomado instituto está desenvolvendo um equipamento capaz de identificar a presença do coronavírus no ar. O intuito dos envolvidos é que, através do aparelho, seja possível monitorar as áreas com grande circulação de pessoas, indicando, assim, os possíveis riscos de contaminação com vírus nestes espaços.

Os pesquisadores esperam que o protótipo, que ainda está em construção,  fique pronto dentro de sete semanas. Por meio de uma ação trabalhista para o ITA, feita com ajuda da Fundação Casimiro Montenegro Filho, o Instituto conseguiu R$ 250 mil para desenvolver o equipamento.

Segundo o que o Dr. Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA, disse ao G1, a tecnologia foi adaptada de outro equipamento desenvolvido pela instituição. “Já temos um equipamento semelhante que monitora nuvens radiológicas. Ele detecta no ambiente se há alguma radiação. Os nossos técnicos bolaram uma ideia semelhante de fazer algo que detecte os vírus do coronavírus.”, falou.

O reitor contou, também, que o equipamento que estão desenvolvendo pode ser utilizado nos mais diversos ambientes. “Ele poderia ser colocado em uma sala de aula, num shopping center. Ele fica recebendo as partículas do ar, esse produto é enviado ao hospital A.C. Camargo, em São Paulo, que é nosso parceiro. Rapidamente, ele detecta se tem o coronavírus e a gente tem a visão se aquele ambiente tem ou não a presença do vírus“, completou.

Ele também afirmou que a medição do equipamento é feita de forma precisa em uma área de 50 metros quadrados. Em uma sala de cinema que tenha 100 metros quadrados, por exemplo, seriam necessários dois equipamentos. De acordo com o que ele disse ao G1, em áreas abertas, como campos de futebol, o equipamento poderia ser acoplado a um drone para sobrevoar a área.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Família Saúde Notícias Desenvolvimento Pesquisa estudo coronavírus covid-19 equipamento

Leia também

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Bebê morre após mãe cometer erro comum ao trocar a fralda da filha: “Foi um acidente”

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Criança

Mãe se assusta com aparição misteriosa em foto antiga da filha