Família

Empreendedorismo: vai além de criar uma empresa e pode ser estimulado desde criança

Getty Images

Publicado em 08/05/2019, às 13h27 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h35 por Yulia Serra


Compartilhe:


Uma forma de ensinar seus filhos é fazer sua loja no site Antes de Mim (Foto: Getty Images)

“O futuro do trabalho não é o emprego tradicional fixo”. É com essa afirmação que a especialista em inovação, Gabriela Ferreira, embasa toda a sua teoria: é necessário desenvolver a mentalidade empreendedora em pessoas e empresas.

Os dados da Pesquisa GEM confirmam essa tendência ao apontar que o número de brasileiros empreendedores mais que triplicou em 10 anos, indo de 14,6 milhões em 2007 para 49,3 milhões em 2017.

Portanto, a mãe da Isabella entende que essa consciência precisa ser incentivada desde a infância. “Empreender é, na verdade, um método de vida antes de tudo”, explica a professora.

Para ela, o termo envolve a capacidade de uma pessoa para criar, planejar e realizar e não está ligado diretamente a uma empresa: “Ter um negócio é uma das formas de empreender apenas”.

Gabriela acredita que desenvolver isso nas crianças, irá prepará-las melhor para o futuro. “Devemos criar pessoas autônomas, que conseguem ‘se virar’ e é nesse aspecto que reside o empreendedorismo: enxergar uma situação, conseguir identificar uma solução e ir atrás dos recursos e ações necessárias para isso”, pontua.

Essas são as características que as empresas buscam atualmente e para a especialista elas podem ser desenvolvidas com o tempo. Por isso, a professora valoriza iniciativas que incluam crianças nessa atividade, como o site Antes de Mim.

Nesse brechó online, você pode anunciar roupas, calçados e brinquedos que seu filho não usa mais e fazer uma renda com o que tem em casa. Assim, você pode ensinar desde pequeno a importância de cuidar dos itens e do consumo consciente.

“Isso é educação empreendedora”, resume a especialista. E ela entende que sustentabilidade, a principal ideia do site, é o único caminho para o futuro, em qualquer área. As crianças são os adultos de amanhã e por isso é fundamental que você faça o seu filho participar desse movimento.

E não somos apenas nós que temos coisas a ensinar. As novas gerações têm diferentes visões e para a especialista um dos aprendizados que nos trazem é treinar o desapego com o que é material.

Mas não se confunda, não se trata de voltar a ser criança, mas substituir a “falta de medo de errar” pela “tolerância ao erro” e, nesse caminho, construir um repertório para poder ativar sua criatividade da melhor maneira.

Sendo assim, empreender é um processo para Gabriela, o qual deve ser iniciado na infância e nutrido ao longo da vida.

Leia também:

Ensinar as crianças sobre dinheiro é importante: “Elas precisam entender como se ganha e como se gasta”

Bateu preguiça: 12 pijamas para o seu filho dormir confortável e estiloso

Chegou a sua chance de criar uma loja online: conheça o projeto Antes de Mim


Palavras-chave
Antes de Mim empreender

Leia também

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha