Família

Em guerra, Ucrânia faz primeiro transplante de coração em criança

Centro de Coordenação de Transplantes da Ucrânia

Publicado em 11/07/2023, às 14h20 - Atualizado em 13/07/2023, às 11h25 por Gabriela Andrade


Compartilhe:


Médicos realizam transplante de coração (Foto: Centro de Coordenação de Transplantes da Ucrânia)

Na segunda-feira, 10 de julho, em meio a guerra entre Ucrânia e Rússia, o  Instituto do Coração do Ministério da Saúde da Ucrânia, relatou que ocorreu o primeiro transplante de coração em uma criança no país.

A cirurgia do transplante de coração foi um sucesso, ela foi realizada no último domingo, 9 de julho, em que uma menina de 6 anos após três horas de operação, recebeu o coração de um menino, de 4 anos, que faleceu por conta de  uma morte cerebral em decorrência de um aneurisma.

O Instituto do Coração do Ministério da Saúde da Ucrânia, falou sobre o sucesso da cirurgia em meio as dificuldades de estarem enfrentando uma guerra: “A operação também foi única porque tanto o doador quanto o receptor eram crianças muito pequenas, e o transplante exigiu mais esforço dos médicos”, declarou o instituto.

Médicos realizam transplante de coração em criança na Ucrânia (Foto: Pexels/ Vidal Balielo Jr)

O procedimento cirúrgico foi liderado pelo médico Boris Tudorov, que é cientista-chefe do departamento cirúrgico e de tratamento minimamente invasivo. Nas redes sociais, ele comemorou o sucesso da cirurgia: “A operação transcorreu sem problemas, a menina foi desentubada duas horas após a operação”.

A presidente do subcomitê do Parlamento ucraniano para tecnologias médicas modernas e desenvolvimento de transplantes, Oksana Dmytrieva, também comemorou: “A operação correu bem e o novo coração está batendo no peito da menina. É extremamente comovente que a mãe do menino falecido tenha vindo ouvir o coração de seu filho batendo em outro peito… Estou com lágrimas nos olhos com esta foto”.

Médicos realizam transplante de coração em criança (Foto: Centro de Coordenação de Transplantes da Ucrânia)

Além disso, ela agradeceu os pais do menino por liberarem a doação de órgãos. A menina estava esperando pelo órgão há mais de 3 anos: “Muito obrigado aos pais do anjinho, que fizeram um ato extremamente nobre neste momento extremamente difícil para a família! Vocês são pessoas com um coração grande e gentil! Que o anjinho descanse em paz. E uma rápida recuperação para os pacientes que tiveram a chance de uma vida plena!”, disse ela sobre a importância da doação mesmo sendo dolorosa para a família.

“Esta é a manifestação mais nobre da humanidade. Especialmente quando se trata da perda de um filho”, finalizou ela sobre o ato da doação.

Veja também: De pecinha em pecinha

Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido


Palavras-chave
Família Saúde pfnoinsta Notícias Desenvolvimento Criança Maternidade Mãe pai Ucrânia Guerra na Ucrânia russia e ucrania guerra naucrânia crianças na Ucrânia Criança na Ucrânia Médicos realizam transplante de coração em criança na Ucrânia Ucrânia faz primeiro transplante de coração em criança

Leia também

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Família

Iza e Yuri Lima anunciam o nome do bebê em chá revelação emocionante

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS