Família

ECMO no tratamento da covid-19: saiba quando terapia usada em Paulo Gustavo é necessária

Publicado em 04/04/2021, às 13h50 - Atualizado em 15/04/2021, às 08h30 por Isabel Martins


Compartilhe:


O ator e comediante Paulo Gustavo foi internado no dia 13 de março, após complicações devido à covid-19. Durante o tratamento ele apresentou uma piora significativa que fez com que ele precisasse ser intubado e passar uma terapia chamada ECMO, sigla para Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Isto é, a oxigenação do paciente vai ser realizada por uma membrana que está fora do corpo.

Alguns pacientes apresentam “falhas” nos pulmões e eles se tornam incapazes de absorver o oxigênio, então é necessário que ele seja “substituído” . Nesse momento, entra o ECMO, já que o equipamento funciona como o órgão que está debilitado e oxigena o sangue fora do corpo.

Rafaella Gato é cardiologista pediátrica e diretora do programa de ECMO do departamento de cardiologia do Sabará Hospital Infantil em São Paulo e falou em entrevista ao G1: “Na maioria dos casos de Covid, o dano está no pulmão. Vemos uma dificuldade de oxigenação, o pulmão está muito lesado, muito afetado. O órgão não consegue trocar com a ventilação tradicional e a ECMO entra para ajudar na oxigenação e suporte para o paciente devolvendo o sangue oxigenado artificialmente”.

É por isso que, quando o paciente está na máquina ele precisa estar sedado. “O pulmão passa a ser a membrana. Controlamos o gás carbônico e o oxigênio por essa membrana. Deixamos o pulmão parado para desinflamar”, explica Fábio Rodrgiues que é fisioterapeuta cardiorrespiratório e de Terapia Intensiva.

Diferenças do ventilador mecânico

O ventilador dá o oxigênio promove as trocas gasosas e dá pressão para o pulmão continuar aberto, mas ele não substitui o órgão. Ele ajuda e favorece a fisioterapia e a recuperação do pulmão. Entretanto, esse suporte tem um limite.

Terapia existe desde 2009

De acordo com Rafaella, a terapia com ECMO foi muito utilizada em 2009 durante o surto de H1N1. “ivemos um pico de assistência em ECMO em 2009, quando a terapia voltou a ser falada e consolidada. E agora, com Covid, de novo. Estamos fazendo estudo coletivo dos centros que trabalham com ECMO no Brasil e estamos vendo boas histórias e boas taxas de sobrevida.”, ela explica. Além disso, ela pode ser de dois tipos.

O equipamento pode ser usado em recém-nascidos e nos idosos, ou seja, ele não tem uma restrição de idade. E está disponível tanto na rede pública quanto na privada. Mas, é preciso se atentar as contraindicações deles que são:


Palavras-chave
Saúde Notícias Famosos coronavírus tratamento covid-19 Paulo Gustavo intubação internado com covid-19

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Filhos de Madonna: cantora foi acusada de racismo e sofreu polêmica com adoção

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Motivo da separação de Alexandre Nardoni e Anna Jatobá é revelado