Família

Dicas para uma macarronada saudável

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

25/10/2012

Dia 25 de outubro é o Dia do Macarrão! Essa delícia é um dos pratos prediletos das crianças e de muitos adultos também. Mas, algumas vezes as massas são acompanhadas por molhos pesados e nada nutritivos, deixando a refeição do seu filho pouco saudável.  Por isso, para celebrar a data sem deixar que a culpa tome conta, conversamos com a nutricionista Monaliza Leite, mãe de Maria Luiza e Guilherme, especialista em obesidade e emagrecimento, que nos sugeriu algumas opções para deixar o prato gostoso e saudável.

Dicas

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Você pode substituir a massa branca comum por uma massa integral. A nutricionista alerta que para quem não é acostumado ao tipo de alimento integral, pode haver estranhamento ao sabor, mas que a mudança vale a pena. “A farinha integral tem mais vitaminas e proteína, além de seu índice glicêmico ser mais baixo – fazendo com que a absorção seja mais demorada”, afirma.

Outra opção é fazer um molho com tomates frescos e carne moída, isso deixará o prato mais completo, com a presença de proteínas e vitaminas. Além disso, uma boa opção para diversificar é fazer a massa com legumes, imitando o yakissoba: “Você pode trocar o shoyu pelo óleo de gergelim, para deixar o prato com um sabor marcante, mas evitando o excesso de sódio presente no shoyu”, diz a especialista.

Para as crianças que preferem peixe, uma opção saudável é fazer uma saladinha de macarrão com legumes e atum. Para os filhos que não comem legumes de forma alguma, Monaliza sugere que a mãe cozinhe um pedaço de abóbora e uma cenoura junto com o molho, isso deixará o prato mais saudável e você não terá de travar uma batalha com seu filho para que ele ingira as vitaminas necessárias.

Além disso, você pode substituir o tradicional queijo ralado comprado em pacotes por um pedaço de queijo parmesão que poderá ser ralado na hora, evitando o sódio do alimento embalado.

Se você quiser apostar em um delicioso prato de macarrão, veja a receita de um molho de tomate fresco!

 

Ingredientes

2kg tomates italianos frescos picados

2 dentes de alho picados

1 cebola média picada

Sal a gosto

Dois ramos de manjericão fresco picado

Modo de preparo

Refogue a cebola, o alho, em seguida acrescente o tomate e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos – até apurar o molho. Em seguida, bata no liquidificador e peneire o molho – evitando os caroços do tomate.

Em seguida, sirva com o macarrão de sua preferência.

 

 

Consultoria: Monaliza Leite, nutricionista especializada em obesidade e emagrecimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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