Família

Dia Nacional dos Profissionais da Educação: a quarentena provou (ainda mais!) o valor deles na vida do seu filho

Shutterstock

Publicado em 06/08/2021, às 05h00 - Atualizado em 09/03/2023, às 14h44 por Yulia Serra


Compartilhe:


Do dia para a noite, a rotina da família inteira virou de ponta cabeça com a chegada da quarentena em meio à pandemia pelo novo coronavírus. A suspensão das aulas Brasil afora fez com que as casas virassem novas escolas, professores e alunos se adaptassem aos formatos de ensino à distância, e os pais valorizassem o papel dos educadores mais do que nunca. Apesar do retorno já ter acontecido, os desafios continuam.

Hoje, 06 de agosto, marca o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, voltamos a exaltar esses profissionais que fazem tanto pelas nossas crianças. Acima de tudo, a data existe para incentivar e conscientizar o mundo sobre a importância deles não apenas para o presente mas futuro da sociedade.

Engana-se quem pensa que a educação se limita à escola: trata-se de um exercício contínuo e diário muito mais amplo. Nos últimos meses, pais e mães tentam equilibrar o trabalho, seja em casa ou fora de casa, com a educação dos filhos pequenos. A quarentena chegou para mostrar o papel fundamental dos profissionais da educação na vida, presente e futuro das crianças. 

Sem cobrança, ninguém espera que você vire professor da noite para o dia (Foto: Shutterstock)

Diferentemente do que se pensava antes, as tarefas do profissional da educação não se restringem apenas a ensinar e passar conhecimento adiante. Ele é, principalmente, o responsável por propiciar a autonomia dos estudantes diante dos desafios da vida. Para isso, incentiva a criança a trilhar, com os próprios pés, o caminho até o conhecimento. O professor intervém, estimula e gera oportunidades, representando uma ponte entre a criança, as descobertas e os saberes.

De mãos dadas

Mas a família também tem um papel essencial na educação das crianças, ensinando os valores sociais, éticos e morais. Roberta e Taís Bento, mãe e filha, nossas colunistas e embaixadoras, especialistas em educação e fundadoras do SOS Educação, entendem que a escola deve ser vista como uma verdadeira rede de apoio, mas também é preciso que os adultos percebam o seu papel nessa relação. Assim, podem pensar estratégias juntos para melhorar o ensino de forma geral. “A escola é o espaço mais seguro longe dos pais para que isso seja feito”, pontua Roberta.   

Como sempre reforçamos na Pais&Filhos, acreditamos que apenas juntos é possível formar famílias mais felizes. As especialistas enfatizam que com essa parceria, as crianças conseguem desenvolver as três competências essenciais para enfrentar o mundo: senso de responsabilidade, autoestima e capacidade de lidar com a frustração. Muito mais do que as letras, números e outros conteúdos, são esses os grandes aprendizados que a escola vai trazer para o seu filho, mas ele precisa da sua participação para funcionar. 

Quarentena e as aulas dos filhos

Mais do que nunca, esse período em isolamento social, devido a pandemia do coronavírus tem mostrado a necessidade da participação dos pais na educação dos filhos. Não está sendo fácil, a gente sabe, mas manter essa rotina de estudos é fundamental para que as crianças entendam algo muito importante: quarentena não é férias! Mas calma, as educadoras reforçam que ninguém espera que os pais se tornem professores da noite para o dia, a intenção é auxiliar para não perder o ritmo. 

O objetivo é manter a curiosidade ativa nas crianças (Foto: Thinkstock)

“É fundamental que crianças tenham entre uma e duas horas por dia de atividades relacionadas à aprendizagem de segunda à sexta feira no mesmo período em que frequentam a escola regularmente”, afirma Roberta. Como não será possível suprir a escola totalmente, o mais importante é variar as atividades e equilibrar brincadeiras com momentos de descanso. Evite se cobrar, assim como as crianças, você também está passando por uma nova fase e precisa de tempo para se adaptar: “Estamos todos vivendo uma situação de crise totalmente inusitada. Não temos como controlar tudo. Vamos todos fazer o melhor que podemos, mas livres para assumir que a produtividade não tem como ser a mesma”. 

Mão na massa!

Uma dica das especialistas é incluir o seu filho na construção dessa rotina, para perceberem que também estão sendo ouvidos. Se ambos os pais estão em casa, uma sugestão é intercalar etapas em que cada um trabalha em um ambiente exclusivo e depois no espaço junto das crianças. Se o filho já é mais velho, é possível combinar horários de intervalo para fazerem atividades juntos. É a chance de ser criativo e usar tudo o que tem em casa a seu favor. Brincar com formas, cores, animais e objetos.

“Não é preciso programar o ensino de novos conteúdos. Eles vão surgir durante conversas sobre filmes, desenhos, leituras que os pais fizerem junto com os filhos. Aí sim, a partir da demanda, tudo bem explicar ou apresentar aquele conteúdo, mas como pai e mãe. Sem preocupação em ‘ensinar’, mas sim em responder a dúvida e manter acesa a chama da curiosidade”, completa. Quanto aos conteúdos, a escola cuidará disso quando voltar: “Aos pais, fica a missão de manter os filhos ativos e prontos para retomar a rotina quando o momento chegar”. 

Para te ajudar, Taís e Roberta disponibilizaram um cronograma com objetivo de organizar a rotina sem deixar de lado a educação das crianças. Com a maior flexibilidade de tempo, a ferramenta tem inspiração de atividades educacionais e divertidas para fazer com a família toda: hora da leitura, momento de jogos, horário para usar tecnologias e até mesmo de ir para cama são algumas sugestões do cronograma, pensado para trazer harmonia do seu dia a dia. Você pode acessar o cronograma completo aqui


Palavras-chave
pfnoinsta Educação crianças Escola quarentena Dia Internacional da Educação 15 de outubro dia do professor Dia Nacional dos Profissionais da Educação

Leia também

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

Bebê recebe alta após comer folhas de planta tóxica

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Virginia posta foto beijando na boca da filha e gera críticas: "Não tenho como te defender"