Família

Dia 6: Contar para as crianças a história do Papai Noel

Mesmo que existam várias lendas envolvendo o personagem, todas falam no bom velhinho e suas ações solidárias. Vale a pena aprender e contar para as cr

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A história do Papai Noel é bem antiga e existem várias lendas sobre ele. Vale a pena conhecê-las e criar uma estratégia de como contá-las sem perder a magia de que o Papai Noel existe.

Uma das lendas diz que o bom velhinho foi inspirado no bispo Nicolau, que colocava um saco com moedas de ouro na chaminé das casas para ajudar quem estava com dificuldades financeiras. Uma outra lenda é sobre os atos de caridade dele: no dia 6 de dezembro ele deixa para as crianças deliciosos presentes para ninguém passar mais fome. Com o tempo, Nicolau fez vários milagres, e foi declarado santo. A Igreja Católica propôs fixar a data de entrega de presentes de São Nicolau no dia 25 de dezembro, para coincidir com o nascimento do Menino Jesus, e foi aí que tudo começou e é isso o que se celebra no Natal: o nascimento de Jesus! Por isso, Nicolau virou Noel, que siginifica Natal, só que em francês.

Entenda o que é o Calendário do Advento.

Anúncio

FECHAR

No século 19, o escritor Clement Moore escreveu um conto sobre um velhinho bonzinho chamado São Nicolau que morava no polo Norte e, com seu trenó, distribuía presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano todo. A história era tão legal que se popularizou e correu o mundo. A imagem que temos do Papai Noel até hoje apareceu em 1862, e foi obra do cartunista norte-americano Thomas Nast, que desenhou São Nicolau como um senhor velho e baixinho. Em 1866, ele decidiu pintar a roupa do velhinho de vermelho. As barbas e a expressão de bonzinho foram acrescentadas depois, em um comercial da Coca-Cola que foi ao ar pela primeira vez em 1931. O bispo São Nicolau viveu na Groenlândia, de onde vem a lenda que diz que o Papai Noel mora entre as geleiras de lá. Mas o endereço dele ainda é um assunto polêmico no mundo todo: Groenlândia, Finlândia e Suécia são os lugares que afirmam hospedar a “residência” oficial. A casa mais visitada pelas crianças de todo o mundo  é que fica na Finlândia: se quiser fazer uma visita por lá, anote o endereço a seguir e boa viagem!

ENDEREÇO DO PAPAI NOEL

Arctic Circle, SF 96930, Rovaniemi. A cidade é a capital da Lapônia finlandesa,
no Círculo Polar Ártico.

Assista no vídeo abaixo porque é tão importante acreditar em Papai Noel!