Família

Dia 2: Montagem do Presépio

Hora de contar um pouco da história do Natal para as crianças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

O Presépio serve para lembrar da simplicidade que precisou ser enfrentada por Maria e José no nascimento de Jesus.  Segundo o Guia dos Curiosos, São Francisco construiu o primeiro presépio na cidade de Greccio, na Itália, em 1224, para ensinar a história do nascimento de Jesus às pessoas. 

A tradição conta que ele deve ser montado quatro semanas antes do Natal. Comece escolhendo um canto da casa, não precisa ser uma lareira, pode ser um caixote, que se transforma num nicho e pronto, o palco está formado. O cenário é montado primeiro. E a cada dia é preciso colar uma estrela para que, até o dia 25, o resultado seja um céu estrelado. Os outros personagens devem ser colocados aos poucos.

Todos os dias vamos sugerir aqui uma atividade para fazer com as crianças. Entenda o que é o calendário do advento.

Anúncio

FECHAR

Envolva as crianças e deixe que elas escolham aspecto do Presépio: os personagens podem ser brinquedos, as árvores podem ser galhos e folhas coletados do jardim, o céu pode ser desenhado num papel. Quanto mais intervenção delas, mais bonito vai ficar. Enquanto monta, a gente aproveita e conta história. Não precisa ser católico, o importante é a simbologia, o mito, as lendas familiares. 

Segundo a tradição, só na virada do dia 24 para o dia 25, é que pode colocar a imagem do Menino Jesus na manjedoura.

Veja presépios que dá para fazer em casa: