Família

Descoberta: pesquisadores do Reino Unido encontram pegadas de dinossauro de 200 milhões de anos

Reprodução Peter Falkingham/Museu de História Natural de Londres

Publicado em 06/01/2022, às 06h34 - Atualizado às 06h48 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uau! Paleontólogos do Museu de História Natural de Londres encontraram algumas pegadas de dinossauro que podem pertencer a uma espécie que viveu há mais de 200 milhões de anos atrás. A descoberta aconteceu na praia de Penarth, no País de Gales, e também pode servir de ajuda para a comunidade científica revelar informações importantes sobre as qualidades comportamentais desses animais extintos.

De acordo com a Dra. Susannah Maidment, paleontóloga que faz parte da equipe do museu, as pegadas as pegadas podem ser de um saurópode, grupo de dinossauros com corpos enormes, pescoço muito comprido em cabeça muito pequena, ou até mesmo algum parente próximo à espécie.

Foto das pegadas encontradas pelos pesquisadores (Foto: Reprodução Peter Falkingham/Museu de História Natural de Londres)

“Nós sabemos que os saurópodes mais antigos estavam vivendo na Inglaterra na época, já que ossos do Camelotia, um saurópode primário, foram encontrados em rochas de Somerset datadas do mesmo período”, afirmou a pesquisadora em um comunicado.

Porém, a descoberta não é de hoje. Em 2020, Maidment Susannah e o professor Paul Barrett, colega de profissão, receberam imagens das pegadas por um paleontólogo amador. Segundo a pesquisadora, ambos estavam céticos no início quanto à descoberta histórica. “No entanto, pelas fotos, nós pensamos que havia uma possibilidade grande de que algo como aquilo pudesse ser uma pegada e de que valeria dar uma olhada”, afirmou ela que, ainda, disse que ambos os pesquisadores foram até o local para comprovar a veracidade dos dados.

Para Paul Barrett, a descoberta pode desvendar a forma como os dinossauros caminhavam e viajavam em rebanhos, por exemplo. “Estes tipos de trilhas não são particularmente comuns em todo o mundo, portanto acreditamos que este é um acréscimo interessante ao nosso conhecimento sobre a vida triássica no Reino Unido. O registro de dinossauros triássicos neste país é bastante pequeno, portanto, qualquer coisa que possamos encontrar a partir do período acrescenta ao nosso quadro o que estava acontecendo naquela época”.


Palavras-chave
pfnoinsta ciência dinossauro descoberta Dinossauros comunidade científica país de gales Paleontologia

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais