Família

Decoração à prova de crianças

Publicado em 22/08/2013, às 14h51 - Atualizado em 15/09/2022, às 06h19 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Super sofá

É possível ter um sofá à prova de crianças se você souber escolher sabiamente. Selecione um modelo com uma cor escura, lavável em máquina de lavar. Se capas de sofá não te agradam, escolha um tom escuro, de estofamento resistente a líquidos, como microfibras e poliéster. As almofadas podem ser viradas com um lado para visitas e outro lado para “crianças e animais” no dia a dia.

Mesa resistente

Opte por uma mesa de centro com uma superfície resistente a manchas, como este modelo revestido em aço. Assim, as crianças poderão usar como um lugar para desenhar, pintar, enfim, brincar. Outra opção de mesa indestrutível: tente uma peça feita para ambientes externos, tipo móveis para jardim.

Carpete inteligente

Pisos de madeira são as melhores opções para casas com crianças, mas não é a melhor para os pequenos brincarem ou caírem (isso é especialmente válido para quem tem crianças pequenas). A solução pode ser carpetes modulares, que são relativamente baratos e duráveis (um exemplo, aqui: www.atec.com.br). Se alguma coisa muito desastrosa acontecer – como alguma mancha que não saia – é fácil substituir somente um dos pedaços.

Paredes laváveis

Proteja as paredes das mãos sujas: pinte a metade de baixo da parede com uma cor escura (ou menos clara) e, de preferência, com brilho. O acabamento com brilho faz com que a parede seja facilmente limpa, muito mais do que as claras, mas também pode ser tão brilhante que dão a impressão de ocupar todo o quarto. Use luz e tinta fosca acima para suavizar a superfície reflexiva de baixo.

Arte que perdura

Para espaços das crianças, evite quadros emoldurados que quebrem caso caiam no chão. Em vez disso, prefira artes que sejam colocadas diretamente na superfície da parede, como os adesivos.

Mesa coringa

Crie uma estilosa e indestrutível mesa cobrindo com uma toalha de algodão revestido ou impermeável (desses oleados). Se as bordas forem recortadas ou tiverem detalhes, melhor ainda! As sujeiras deixadas pelas crianças podem ser facilmente removidas com uma esponja úmida (na foto: fábrica Michael Miller Neo Dot Luna – WWW.fabric.com).

Pratos confiáveis

Quando o assunto é prato resistente, os de plástico são preferência nacional. Os de vidro temperado também são quase impossíveis de quebrar. Dê preferência para louças resistentes e que vão ao microondas.

Chique

Peças como essas não mostram os rabiscos e marcas que as crianças causam nos móveis quando brincam, colorem, desenham etc.

Ideia brilhante

Em áreas de muito movimento na casa, opte por luminárias e abajures que podem sobreviver a quedas, como este modelo de metal. Use um adesivo de velcro para segurar a base na mesa (só não faça isso com peças muito valiosas).

Sem vasos

Esqueça os vasos. Prefira acessórios como livros e, mesmo, brinquedos.

Escolha os tecidos

É uma boa ideia estofar suas cadeiras da mesa de jantar com um tecido estiloso e resistente. Um revestimento de linho em tons sóbrios e tratado com PVC (evita manchas aparentes), além de dar aparência sofisticada à casa. E o melhor é que esse tecido é resistente a manchas de vinho tinto, por exemplo, pois vamos admitir que as crianças não são as únicas a derramar líquidos! Conheça outros “tecidos amigos das crianças”:


Palavras-chave
Casa e Decoração

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais