Família

Cuidados necessários com a unha do bebê para o bem-estar do seu filho

Shutterstock

Publicado em 10/07/2021, às 07h56 - Atualizado em 02/08/2021, às 14h40 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


As unhas dos bebês são muito delicadas. Aliás, tudo em um bebê é delicado. A pele, o cabelo, os dedos, a boca… Com isto, os pais são muito cautelosos na higiene e costumam ter dúvidas sobre o corte, sobre o crescimento, seja nas unhas das mãos ou dos pés. Nos primeiros meses as unhas são “macias”, quebram facilmente e costumam ser afiadas,  o que leva a arranhões delicados na face, que somem em poucos dias.

Saiba como cortar a unha do bebê e outras informações sobre o assunto (Foto: Shutterstock)

Com o passar do tempo, as unhas vão ficando mais duras e vão tomando o formato que é característico e persiste até a vida adulta. De um modo geral os bebês nascem com unhas pequenas e frágeis, que vão ficando maiores e mais fortes ao longo dos primeiros anos de vida.

Este processo é natural e não são necessárias vitaminas ou outros produtos capazes de adiantar este amadurecimento. Basta aguardar e cuidar. A renovação do tecido ungueal é rápida, o que faz com que os problemas de unhas sejam rapidamente resolvidos.

Os mais comuns são as micoses, causadas por fungos, e as rachaduras, causadas por traumatismos locais comuns na infância. O pediatra é o profissional habilitado para dar todas as orientações sobre estes cuidados, portanto não hesite em tirar as dúvidas sobre os cuidados com a pele, as unhas, os pelos e cabelos.

Com que frequência é necessário cortar as unhas do meu bebê?

Bianca, mãe de Ricardo

A frequência de corte de unhas varia muito de um bebê para outro. Na média, deve ser realizado uma vez por semana, e com todos os cuidados para evitar machucados. Pessoalmente prefiro o uso de lixas, que são mais seguras e funcionam muito bem. Também recomendo que o corte das unhas não seja tão rente em relação à pele, para evitar encravá-las.

Sou mãe de primeira viagem e tenho muito receio com a questão das unhas da minha filha. Qual a higiene correta?

Helena, mãe de Liz

As unhas devem ser higienizadas da mesma forma que a pele, com água e sabão, na hora do banho. Não são necessários produtos especiais ou esmaltes. Recomendo que os pais sequem bem as unhas depois do banho, pois a umidade aumenta a chance de micoses.

Como evitar que a unha do bebê encrave?

Priscila, mãe de Cauã

Muitas unhas encravam apesar de todos os cuidados, isto faz parte do crescimento. No entanto, o uso de “mijões” aumenta a chance de encravar, pois os bebês chutam o tecido, as pontas dos dedos dos pés ficam feridas, e as unhas espetam a pele saudável. Portanto, crianças com unhas dos pés encravadas não devem usar este tipo de roupa.


Palavras-chave
Bebê pfnoinsta saúde infantil cuidados com bebê unha do bebê

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais