Família

Cuidados com a boca e os dentes: conheça cinco doenças que a má higiene bucal pode causar

Shutterstock

Publicado em 13/11/2020, às 13h57 - Atualizado às 17h57 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Você sabia que a má higiene bucal pode causar 5 doenças físicas e mentais a longo prazo? Segundo a Associação Brasileira de Odontologia, atualmente menos de 22% dos adultos possuem gengivas totalmente saudáveis. Além disso, outros 90% irão sofrer com cáries ou doenças periodontais pelo menos uma vez na vida.

Os bons hábitos devem começar o quanto antes (Foto: Shutterstock)

Por isso, é tão importante lembrar: é preciso incentivar a higiene bucal desde cedo! De acordo com a Dra. Maria Geovânia Ferreira, dentista, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) e da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI), o problema pode causar até cinco tipos diferentes de doenças.

“Quando a saúde bucal está deficiente, pode interferir em várias funções do organismo e deixá-lo vulnerável a uma série de doenças, que vão muito além da cárie. Isso porque boa parte das bactérias do organismo humano estão presentes na boca. No entanto, quando negligenciamos os cuidados com a saúde bucal, essas bactérias podem se proliferar e migrar para outros órgãos, por meio da corrente sanguínea, comprometendo a saúde em geral”, explica. Não tem jeito, os bons hábitos precisam começar na infância. Saiba quais são as 5 doenças que você pode prevenir com a higiene bucal adequada:

1. Endocardite bacteriana

Considerado um dos problemas mais graves relacionados a má higiene bucal, a endocardite bacteriana afeta diretamente o coração e pode até mesmo ser fatal. “A infecção causada pelas bactérias bucais pode entrar no sistema sanguíneo por um simples sangramento na boca e atingir válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento interno do coração, sendo um agravante para doenças cardíacas”, comenta a especialista.

2. Pneumonia e artrite reumática

Considerando um processo parecido com o da endocardite, algumas bactérias também podem ter a boca como porta de entrada e afetar órgãos como, por exemplo, pulmões e articulações. O mais preocupante é que essas bactérias não são naturalmente encontradas nessas regiões. Dessa forma, elas não encontram resistência natural e, por isso, o tratamento pode ser mais complexo”.

3. Parto prematuro

A partir de uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York, há indícios da bactéria bucal, actinomyces, causar contrações uterinas e até mesmo a dilatação do colo do útero, resultando assim na antecipação do trabalho de parto. O estudo apontou ainda que por ser bastante preocupante, essa bactéria pode antecipar em dois dias o parto e ainda reduzir o peso do bebê em 60 gramas.

A má higiene bucal pode causar ainda problemas para a mãe e o bebê durante a gravidez (Foto: iStock)

Durante a gravidez, é superimportante passar também por um pré-natal odontológico, pois a elevação das taxas hormonais podem deixar também as gengivas mais sensíveis e suscetíveis a inflamações. O risco de doenças periodontais aumentam ainda com as náuseas e enjoos constantes, porque podem dificultar a higienização correta.

4. Diabetes

A partir da diabetes, há um risco maior para o surgimento de doenças periodentais e inflamações na gengiva como, por exemplo, feridas, boca seca e até mesmo a perda óssea ao redor dos dentes. “Ao mesmo tempo, as doenças periodontais podem agravar o diabetes, criando um ciclo muito perigoso para a saúde geral desses pacientes. Por isso, pessoas que têm diabetes devem ter um cuidado ainda maior com a higiene bucal e manter os índices de glicemia controlados”, reforça.

5. Estresse e ansiedade

Pensando na saúde bucal, o bruxismo é um dos exemplos mais comuns. Com o apertamento ou ranger dos dentes, as consequências podem causar lesões orofaciais, desgastes dentários, distúrbios da Articulação Temporomandibular (ATM) e dor muscular.

A especialista explica que a principal causa do bruxismo são os problemas psicológicos, dando destaque para a ansiedade. “Quando a ATM sofre algum tipo de alteração, é classificada como Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM). Os principais sintomas são mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e até mesmo problemas na coluna e dificuldade para abrir e fechar a boca. Pessoas com quadros de ansiedade crônica e depressão são aquelas que mais sofrem com a DTM”.

No caso do estresse, Maria Geovânia reforça que o problema estimula o excesso de toxinas no organismo, que podem afetar os rins, intestino e outros órgãos, além da cavidade bucal. “Estresse também significa que nosso organismo está liberando mais hormônio cortisol, essencial para manter nosso corpo em atividade e, por isso, é liberado em maior quantidade pela manhã. Porém, em excesso, o cortisol pode causar desequilíbrios no organismo”.

Desde cedo, é muito importante ficar atento aos sinais que o corpo dá e procurar um especialista quando necessário. “Caso você tenha dores na região da face e na cavidade bucal, procure seu dentista imediatamente. Se os problemas tiverem relação com a saúde mental ou física, um tratamento multidisciplinar deverá ser indicado”, conclui.


Palavras-chave
Bebê Família Saúde Criança Gravidez

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas