Família

“Crianças precisam brincar”, diz mãe que deu vestido da Mulher Maravilha para filho

Reprodução/Instagram

Publicado em 22/03/2023, às 12h28 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Recentemente, pais que moram em São Paulo deram uma entrevista para o veículo BandNews após vídeo do filho viralizar nas redes. Acontece que o garoto, chamado Miguel, tem 4 anos e é muito fã da super-heroína, Mulher Maravilha, então ele ganhou do pai, um presente para lá de especial.

A mãe do garoto, Marlene Couto, falou acreditar que o vídeo do menino ganhando o vestido do pai e a reação dele perante ao presente, vai fazer com que outros pais vejam a importância de incentivar crianças a brincar.

“As pessoas estão muito carentes de acolhimento, de amor e de respeito. Na nossa casa brinquedo é brinquedo, cor é cor, desenho é desenho. Ele só está vivendo a fase dele. O vestido não vai definir nada na vida dele e a gente está aqui para incentivar que ele seja uma criança forte, feliz, radiante, brilhante”, disse a mulher.

Mãe compara vestido para filho (Foto: Reprodução/Instagram)

Ela falou que o filho adora as personagens mulheres, em especial, a Mulher Maravilha: “No final do ano a gente encontrou o vestido e achou a cara dele”. O presente foi dado em dezembro, mas publicado somente agora por conta do aniversário do pai de Miguel, Ramon. Marlene disse que queria mostrar carinho e respeito por Ramon por ele ser o pai que é.

A mãe comentou que após a publicação do vídeo, recebeu várias opiniões, tanto positivas como negativas. “Preconceito sempre vai ter. Teve muitos comentários maldosos mas a gente não absorve isso”. Ela disse que o que deixou a família feliz foi a quantidade de comentários de apoio e amor.

eles são crianças, eles precisam brincar. A infância é muito curta, a gente não consegue vê-los nesse tamanho por muito tempo. Um vestido, uma boneca, uma cor rosa não vai definir a vida das nossas crianças. Nada de podar ele em relação a brinquedos, cor e brincadeiras. É muito triste ver que tem crianças apanhando em casa porque simplesmente querem brincar”, finalizou Marlene.

A importância do brincar

Sabe aquela velha história de que as crianças absorvem tudo o que está à volta delas o tempo todo? Pois é, isso também se aplica ao brincar. “O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. É brincando que ela se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo à sua volta”, afirma Deborah Moss, neuropsicóloga, mestre em desenvolvimento infantil pela USP, mãe de Ariel e Patrick.

Por isso, você precisa proporcionar atividades ao seu filho que possam promover e estimular o desenvolvimento de modo geral, levando em conta a linguagem, o afetivo, o social e o motor. Isso tudo sem deixar de se divertir, é claro! Afinal, essa é a parte mais importante para as crianças. Brincar é fundamental!

Brincar é um direito garantido a toda criança pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Foto: Getty Images)

“A brincadeira desenvolve todas as questões cognitivas, sensoriais, visuais e auditivas que a criança necessita ter nesse primeiro desenvolvimento antes do processo de leitura e escrita”, diz Sheila Leal, especialista em desenvolvimento infantil, psicopedagoga e fonoaudióloga com especialização em dislexia, mãe de Gabi.

Isso quer dizer que, antes de o seu filho sentar em frente a um caderno e começar a ser alfabetizado, ele precisa brincar muito e se divertir ao máximo, para que o desenvolvimento físico, o raciocínio lógico e a criatividade possam dar suporte à educação. Assim, todo o aprendizado se tornará mais leve, fluido e dinâmico.

Criança também precisa brincar sozinha

Os pais devem entender que a brincadeira é importante e deve ser incentivada. Como observadores, eles devem estar presentes. Mas tudo precisa ser um equilíbrio: dê liberdade para o seu filho escolher com o que e como quer brincar. “A criança não deve ser orientada e os pais não podem ser criativos no lugar dela,” diz Priscila. Ficar como juiz, determinando o tempo e a hora das brincadeiras não é nada bom.

Além disso, é inegável que os filhos vivem em uma realidade diferente da nossa. A tecnologia, hoje, existe e não há como negar que ela fará parte da vida das crianças. O que pode ser cortado é o tempo diante da televisão, iPad ou smartphone.

Brincar vai muito além de uma atividade divertida, é uma oportunidade de troca (Foto: Getty Images)

É preciso estimular a independência de seus filhos desde cedo. É importante ensiná-los a importância do brincar sozinho e que eles podem, sim, ser sua melhor companhia. Óbvio que deixá-los explorar sozinhos não significa que vão ficar sem supervisão de um adulto, apenas deve-se oferecer outros estímulos, ajudando eles a desenvolver confiança, autoestima e criatividade.

O brincar sozinho desenvolve estruturas individuais de raciocínio e mostra o jeito que a criança vê o mundo – no caso de jogos simbólicos, como brincar de casinha, médico, ou tudo o que simboliza o real – o que para ela é importante. Algumas outras brincadeiras legais para fazer sozinho são: jogos de carta, tabuleiro e circuitos – como, por exemplo, montar um caminho com bambolê, corda, caixas, petecas, bambolês e etc. Para conhecer mais algumas brincadeiras para seu filho brincar sozinho, estimular a mente e incorporar o lúdico, clique aqui.

Brincar lá fora!

Como anda a rotina de brincadeiras do seu filho? Se ele fica só dentro de casa, no videogame e tablet, algo não vai bem. Brincar ao ar livre é muito importante para o desenvolvimento infantil. E, vamos combinar, nada mais gostoso do que passar horas sentindo o calor do sol, o vento batendo na cara e o contato com a natureza.

Para Maria Ângela Barbato Carneiro, filha de Rosina e Luiz, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisa do Brincar, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, estar em ambientes externos é fundamental para a criança desenvolver noções de tempo, espaço e se relacionar melhor com o peso e a força do próprio corpo. “Ela pode correr, pular, coisas que não são possíveis dentro das casas e apartamentos cada vez menores de hoje. Agora no verão é uma ótima época para isso, dá para desenvolver os cinco sentidos com o perfume das flores, o barulho dos pássaros mesmo na cidade grande, os cheiros de um parque ou da rua, a visão da amplitude e o tato”.

Qualquer brincadeira faz bem, sempre. Mas estar ao ar livre traz para as crianças experiências bem diferentes daquelas encontradas em casa. “Eles ficam expostos a uma quantidade muito maior de estímulos importantes para o desenvolvimento neurológico, psicológico e motor. São coisas que eles não conhecem, situações mais imprevisíveis e interessantes”, explica a pediatra Cinara dos Anjos Marcondes, filha de Sidnéa e Silvio.

Rede de apoio no puerpério

A chegada de um filho significa uma nova rotina! Saiba como familiares e amigos podem te ajudar nesse processo:


Palavras-chave
brincadeiras ao ar livre brincadeiras em casa brincar Mulher Maravilha super-heroína dc comics brinquedos para crianças A importância de incentivar seu filho a brincar A importância do brincar Brincadeiras com amigos Brincar com crianças Brincar com seu filho Diferentes tipos de brincadeira Garoto se veste de Mulher Maravilha Heroína mulher Menino se veste de mulher maravilha o que brincar com o seu filho

Leia também

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua