Família

Crianças comem quinoa, sim!

Seja seu filho exigente ou tranquilo para comer, essas receitas que levam os grãos como item principal podem ser um sucesso na família

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Não se preocupe se seu filho não se interessa muito por pão integral ou ainda prefere arroz branco aos demais. Há outros grãos integrais que também são saudáveis e você pode incentivá-lo a provar. “As crianças precisam de cerca de seis porções de grãos por dia, e três ou mais deles deve ser cereais integrais, porque eles têm mais nutrientes e ajudam as crianças a se sentirem mais satisfeitas”, diz Dawn Jackson Blatne, autora do livro “A Dieta Flexitariana”.

Então, ao invés de tentar convencer seu filho a experimentar a versão de grãos inteiros de macarrão, pão ou outro alimento, quando ele já está acostumado a um certo sabor, tente fazer com que ele prove algo que nunca comeu antes. Veja algumas receitas fáceis que levam quinoa e que podem despertar o paladar do pequeno.

Anúncio

FECHAR

Cereal matinal com quinoa

Ingredientes

1 ½ xícara (chá)  de leite de soja sabor baunilha

½ xícara (chá) de água

Uma pitada de sal

¾ xícará (chá) de couscous marroquino

1 a 2 colheres (sopa) raspas de casca de laranja

½ xícara (chá) de damasco seco

Como fazer

Coloque o leite, a água e o sal em uma panela média em fogo médio, assim que levantar fervura, abaixe o fogo. Acrescente todo o couscous e as raspas de laranja e tire do fogo. Tampe a panela e deixe a mistura descansar por 5 minutos. Mexa o couscous com um garfo. Acrescente o damasco picado e sirva.

 

Mini hambúrguer de quinoa

Ingredientes

1 xícara (chá) de água

1/3 xícara (chá) de triguilho

340g de carne de lombo moída

½ xícara (chá) de cebola roxa bem picada

½ colher (sopa) sal

Uma pitada de pimento do reino

Algumas folhas de alface

1 tomate fatiado

Metade de uma abacate descascado e amassado

Como fazer

Coloque a água em uma panela e deixe ferver em fogo alto. Adicione o triguilho, tampe e reduza o fogo, deixe cozinhando por 10 -12 minutos ou até que fique macio. Remova do fogo e deixe descansar, com a panela ainda coberta, por cerca de 5 minutos. Depois, mexa com um garfo e deixe esfriar.

Em uma travessa, coloque a carne moída, as cebolas, sal, pimenta e o triguilho já pronto. Molde a mistura em uma forma para hambúrguer, caso você não tenha, pode colocar em uma forma de empada. Coloque as formas ou o hambúrguer em uma grelha untada. Deixe grelhar por 10 a 12 minutos ou até que fique no ponto que você prefere.

Sirva os hambúrgueres com pão, alface, tomate e o abacate amassado. Hmm!