Família

Criança recebe transplante de coração com 1 ano de idade: “Renascimento”

Reprodução/TV Globo

Publicado em 04/10/2023, às 11h13 - Atualizado às 15h35 por Mayara Neudl


Compartilhe:


Na quarta-feira, 04 de outubro, o programa Encontro com Patrícia Poeta, da Rede Globo, dedicou o quadro Bem Estar para falar sobre a doação de órgãos no país, a qual teve o maior número já registrado na história do Brasil em 2023.

De janeiro a agosto os transplantes aumentaram 9,5% comparados ao mesmo período do ano anterior, tendo sido feitos 18.461 procedimentos cirúrgicos. O programa ainda mostrou o caso de uma criança, chamada Lorena, que mora em Maceió.

Lorena ficou durante cinco meses na fila de espera para receber a doação de coração (Foto: Reprodução/TV Globo)

Filha de Larissa e Renato, a bebê nasceu com uma má formação rara no músculo do coração e precisava ser transplantada para sobreviver. Com 7 meses de vida, ela entrou na fila de espera para receber o órgão, ficando 27 dias entubada e tendo algumas paradas cardíacas.

Após 5 meses aguardando o transplante, Larissa recebeu uma ligação da médica que cuidava do caso da filha, informando que havia chegado um coração compatível com o que Lorena precisava. “Foi um misto de sentimentos, só em saber que minha filha ia ‘renascer'”, declarou a mãe.

Lorena é filha de Larissa e Renato e passou por um transplante de coração por ter nascido com condição genética rara no órgão (Foto: Reprodução/Rede Globo)

Nas imagens da reportagem, Renato, o pai de Lorena aparece chorando na sala de preparação para cirurgia, enquanto uma pessoa da equipe tranquiliza a situação dizendo que “vai dar tudo certo”. Em seguida, Larissa agradece a família da pessoa doadora que “diante de tanta dor, teve esse gesto lindo e nobre de amor ao próximo. Gratidão”, falou a mulher.

A mãe de Lorena ainda compartilhou que a equipe médica diz que não pode passar informações de quem doou o órgão, mas que diante da campanha que eles fizeram, conseguiram descobrir quem foi o doador do coração para a filha. “Inclusive, ele veio de um local chamado Lorena, aí de São Paulo, então foi tudo se ajustando, e depois a gente conseguiu conhecer essa família maravilhosa”, relatou.

Larissa e Renato conheceram a família do doador do órgão para sua filha, Lorena (Foto: Reprodução/TV Globo)

Larissa também contou da importância que a família do doador tem para eles, e de um momento especial que viveram. “Eu falo que, primeiramente, Deus e segundo essa família, que hoje em dia virou nossa família também. Colocaram o ouvido no ‘coraçãozinho’ dela porque está batendo uma parte do filho deles na minha filha. Foi muito emocionante e muito choro”, lembrou.

A mãe de Lorena desabafou sobre o que a possibilidade de transplantar um coração é para ela. “Eu falo que o transplante em si é um renascimento. Não tem palavras que eu consiga descrever que possa agradecer, principalmente à Magda, ao Leo, à família doadora da Lorena porque sem o sim deles, Lorena hoje não estaria aqui com a gente”, finalizou.


Palavras-chave
pfnoinsta doação de órgãos bebê de 7 meses fila de espera doação órgão criança de 1 ano recebe transplante de coração criança que recebeu transplante de coração encontro patricia poeta 04/10/2023 lorena encontro patricia poeta

Leia também

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua