Família

Criança diagnosticada com doença grave, receberá remédio de R$ 10 milhões custeado pelo SUS

Publicado em 17/03/2022, às 14h43 - Atualizado às 14h56 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Após muito tempo de espera, finalmente o Cauã, criança de 3 anos, diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, receberá a dose do remédio mais caro do mundo que, pode de fato, melhorar sua qualidade de vida. O Zolgensma, fármaco que custa cerca de R$ 10 milhões, será aplicado no Cauã nesta sexta-feira, 18 de março de 2022.

De acordo com a neurologista pediátrica, Elisa Caetano Funk, o remédio permite a interrupção da progressão da doença. “Essa medicação, em termos gerais, corrige o defeito genético que causa a doença. O medicamento viabiliza que a célula produza a proteína que antes ela não conseguia produzir, e cuja falta leva à morte neuronal”, explicou a médica em entrevista ao jornal Folha Vitória.

O Zolgensma é aplicado em dose única e tem um mecanismo que apresenta quase 100% de eficácia. Por enquanto, o Cauã recebe o remédio Spinraza a cada quatro meses, o qual é extremamente invasivo ao corpo da criança. “Estamos vivendo um momento extraordinário, uma nova era para os pacientes com doenças neuromusculares e suas famílias – uma medicação que muda realmente o desfecho de uma doença que, anteriormente, não tinha tratamento e causava a morte precoce dos nossos pacientes”, disse Elisa.

Além do medicamento dar um ar de esperança à todos os integrantes da família do Cauã, a aplicação do remédio mais caro do mundo será um marco na história. Pois, é a primeira vez que uma criança recebe o tratamento pra AME totalmente gratuito, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Sendo assim, algo inédito na história do Espírito Santo.

“Entrei com a ação em agosto de 2020. Depois disso, foi um ano e meio de angústia, entre idas e vindas, até que conseguimos uma sentença no final do último mês de janeiro, via Supremo Tribunal Federal (STF), autorizando a aplicação do remédio. A decisão foi cumprida pela União no início deste mês (março) e logo em seguida, dei entrada para a importação do remédio”, disse Aline, mãe do Cauã, à Folha Vitória.

Ainda em entrevista, a mãe demonstra estar feliz e emocionada com a conquista para o filho. A gente ainda não acredita de fato que conseguiu. Era algo tão utópico e inatingível: pela importação, pelo valor… Estou bem ansiosa e na expectativa para que chegue logo o momento”.

Durante esta tarde, 17 de de março, o Cauã foi internado para fazer exames prévios. Para garantir a segurança do garoto, a médica deixará o menino internado em observação até sábado (19). Com a aplicação do remédio mais caro do mundo, é expectativa que é estabilize a progressão da Atrofia Muscular Espinhal (AME). No entanto, o menino continuará o tratamento com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e medicamentos de rotina.

“Eu e a médica que cuida do caso do meu filho, temos aproveitado todo esse momento para conscientizar as pessoas sobre a AME. Ela tem uma incidência de 1 a cada 10 mil nascimentos e muitas vezes a gente se depara com crianças sendo diagnosticadas muito tarde. É importante ressaltar que quanto antes o diagnóstico, melhor o prognóstico. Quanto mais cedo a intervenção, melhores as expectativas de desenvolvimento da criança”, finalizou a mãe, em alerta aos pais.


Palavras-chave
ame Atrofia Muscular Espinhal raridade remédio mais caro do mundo

Leia também

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha