Família

Criança de 4 anos morre de meningite no interior de SP e prefeitura busca novos infectados

A vacina para meningite tipo A é disponibilizada pelo SUS ( Foto: iStock)

Publicado em 25/03/2022, às 14h52 - Atualizado às 14h55 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Após a morte da criança de quatro anos por meningite em São José dos Campos, interior de São Paulo. A Prefeitura da cidade e a Vigilância Epidemiológica iniciaram nesta sexta-feira, 25 de março, o processo de bloqueio com medicamento para pessoas que tiveram contato com a criança, como familiares e funcionários da creche onde ela estudava.

Só neste ano foram dez casos registrados da doença no município, sendo válida a contaminação por novas infecções. No entanto, esse foi o primeiro óbito registrado no ano pela doença.

Uma criança, que também tem quatro anos, está com o diagnóstico positivo para meningite e se encontra internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De todos os casos registrados, dois são do tipo meningocócica, quatro viral e quatro bacteriana. No ano anterior, São José dos Campos contabilizou 37 casos de meningite e quatro mortes pela doença, todos eram idosos.

A vacina para meningite tipo A é disponibilizada pelo SUS ( Foto: iStock)

Segundo a Prefeitura da cidade, a contaminação por meningite não é considerada um surto e a Vigilância Epidemiológica está monitorando os casos. Meningite é uma doença que causa a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula. A contaminação pode levar à morte e mais de 75% dos casos são diagnosticados em crianças com menos de 5 anos.

A doença é altamente contagiosa e é transmitida por meio de tosse, espirro, fala, tendo uma maior proliferação em ambientes fechados. Os sintomas são: vômitos, dor de cabeça agudas náuseas, confusão mental, febre alta e manchas na pele. O SUS faz campanha de vacinação contra meningite tipo A, mas as vacinas do tipo B são encontradas somente em laboratórios particulares.

Por fim, o Estado de São Paulo informou em nota que “a vacinação é fundamental para proteger a população contra diversas doenças. A atualização da caderneta e a adesão às campanhas auxiliam no aumento das coberturas vacinais e, consequentemente, aumentam a proteção”. Também foi dito que a vacina contra meningite teve pouco mais de 80% de cobertura em 2020 e 71% em 2021.


Palavras-chave
crianças vacina morte idosos Dia Mundial de Combate à Meningite meningite Casos meningite

Leia também

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gravidez

Grávida publica vídeo dando à luz e é criticada por especialista: “Não está ajudando ninguém”