Família

Criança de 11 anos tem suspeita de hepatite “misteriosa” no Rio de Janeiro

reprodução / Getty Images

Publicado em 06/06/2022, às 15h40 - Atualizado em 07/06/2022, às 13h37 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Criança de 11 anos que seguia internada desde quarta-feira, 1° de junho, está com suspeita de hepatite aguda. Ela foi transferida no sábado, 4 de junho, do hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, para o Hospital da Criança, no Rio de Janeiro.

A ambulância que levou ela, estava com equipamentos de UTI. Segundo a Secretaria da Saúde do município fluminense para o portal G1, a criança deu entrada no hospital com sintomas não especificadas no dia 1° deste mês.

Ainda, segundo a secretaria, o protocolo emitido pela Secretaria de Saúde do estado para enquadrar o quadro clínico como suspeito foi realizado e ficou em análise.

Entre as infecções virais, a hepatite A é a mais comum em crianças. No geral, os sintomas desse quadro costumam a ser limitados e tendem a ser leves e moderados (Foto: reprodução / Getty Images)

A paciente foi levada para o Lacen e para a Fiocruz, mas ainda não foi informado o resultado do exame e nem a divulgação do mesmo.

Casos de hepatite “misteriosa” pelo mundo

A maioria dos infectados com a ‘hepatite misteriosa’ apresentam febre, icterícia, vômito, diarreia, dor abdominal, urina escura e em alguns casos, branca (se a criança é saudável). Os sintomas seriam de uma hepatite já conhecida, se não fosse por dois pontos, o motivo e a não informação sobre o vírus, pois em nenhum dos casos não são os vírus da hepatite A, B, C, D e E e nem casos de hepatite por intoxicação e medicamentos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já refrisaria 429 casos possíveis da doença em 22 países, e dentre esses números, 26 crianças precisam de um transplante de fígado. Uma hipótese da comunidade médica é a relação entre uma família de vírus chamada adenovírus.

A maioria das crianças registradas com hepatite tem menos de 10 anos (Foto: Getty Images)

Também foi descartada a relação da doença com a vacinação contra a Covid-19, segundo a OMS. Inclusive, na maioria dos casos as crianças contaminadas pela ‘hepatite misteriosa’ não foram vacinadas.


Palavras-chave
Criança doença rio de janeiro testes exames Hepatite aguda Hepatite misteriosa

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer