Família

Covid-19: quem já ficou doente precisa tomar a vacina?

Unsplash

Publicado em 09/12/2020, às 18h47 por Maria Laura Saraiva


Compartilhe:


Com a aprovação dos primeiros planos de vacinação, muitas dúvidas relacionadas à imunização contra a Covid-19 começam a surgir. Entre elas, uma se destaca: quem já ficou doente precisa receber a vacina? De acordo com dois infectologistas procurados pela CNN Brasil, a resposta não é tão simples assim.

A vacinação causa dúvidas (Foto: Unsplash)

Para a médica Ho Yeh Li, coordenadora da UTI de Infectologia do Hospital das Clínicas da USP, a vacina é sim recomendada para quem já teve contato com o vírus. Ela explica que por ser uma doença nova, as pesquisas ainda não mostraram nenhum resultado exato sobre a permanência dos anticorpos no sistema imunológico dessas pessoas.

“A maioria dos estudos fizeram acompanhamento de 3 a 5 meses e boa parte dos pacientes mantém anticorpos detectáveis, mas ainda não dá para dizer o que isso realmente significa, porque há pacientes que, mesmo com anticorpo, se reinfectaram”, afirma.

Assintomáticos também devem se vacinar

(Foto: Unsplash)

E se a pessoa desenvolveu um quadro assintomático ou muito leve do coronavírus, a história ainda se complica. Esse grupo, como explica o infectologista Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e Diretor Médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ, tem uma chance menor de desenvolver imunidade quando comparadas a quem teve a doença de maneira grave.

Vale ressaltar, porém, que a vacina não vai oferecer riscos para quem já teve Covid-19. Os infectologistas explicam que também é cedo para afirmar quanto tempo durará a produção trazida pela vacina. Assim como a gripe, o coronavírus pode necessitar de uma dose anual do imunizante. Caso o vírus não sofra mutações, uma dose única pode ser suficiente para toda a vida.


Palavras-chave
Bebê Comportamento Saúde coronavírus covid-19 vacina contra coronavirus

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar