Família

Covid-19 pode causar paralisia em crianças em casos raros, aponta estudo

Getty Images

Publicado em 17/12/2020, às 16h07 - Atualizado às 16h08 por Helena Leite


Compartilhe:


Um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Manchester, nos Estados Unidos, apontou que a infecção pelo coronavírus pode causar paralisia em crianças em casos muito raros. Para fazer a pesquisa, os cientistas analisaram os sintomas neurológicos de 38 casos incomuns de covid-19 em pessoas menores de 18 anos. Os casos foram encontrados depois que uma chamada global para casos incomuns da Covid em crianças foi divulgada pela American Society of Pediatric Neuroradiology.

A pesquisa foi feita nos Estados Unidos (Foto: Getty Images)

A relação da SARS-CoV-2 com problemas neurológicos já foi analisada anteriormente, depois de causar alguns sintomas como delírio e derrames em pacientes adultos. Mas poucas pesquisas científicas se preocuparam em entender as implicações neurológicas do Covid-19 em crianças.

Das crianças analisadas pelos cientistas, 13 vieram da França, 8 do Reino Unido, 5 dos Estados Unidos, 4 do Brasil, 4 da Argentina, 1 do Peru e 1 da Arábia Saudita. Todos foram submetidos a exames de ressonância magnética após desenvolverem algum tipo de sintoma, que variava de febre normal a problemas de movimentação de extremidades e comprometimento da função cognitiva.

Oito das crianças não apresentaram sintomas respiratórios, como falta de ar ou tosse, como é tipicamente associado ao Covid-19. Quatro crianças no estudo morreram após contrair outra infecção, como tuberculose e MRSA, depois que Covid-19 as tornou mais suscetíveis. E dois dos jovens no estudo ficaram paralisados ​​depois que o vírus atingiu a medula espinhal e causou inflamação. Uma das crianças ficou tetraplégica e dependia de um ventilador para respirar por meio de uma traqueostomia. A criança também está sendo alimentada com um tubo de gastrostomia no estômago.

Trinta e duas crianças se recuperaram totalmente e seis estavam melhorando quando o estudo foi publicado na revista The Lancet Child & Adolescent Health. Pesquisas anteriores provaram que o vírus pode cruzar a barreira hematoencefálica e invadir o órgão, e também pode atingir o cérebro pelo nariz.

“É claro, pelo número de crianças que vimos com Covid-19, que as complicações neurológicas são raras. Mas é importante reconhecer que Covid-19 pode ser um diagnóstico possível, mesmo que essas crianças não apresentem os sintomas respiratórios clássicos do vírus. É importante enfatizar que a maioria das crianças com doenças neurológicas relacionadas a Covid vai melhorar, mas, no entanto, raramente pode ocorrer em crianças previamente saudáveis”, disse o professor Stavros Stivaros, co-autor sênior do estudo, em entrevista ao portal Daily Mail.


Palavras-chave
Família Saúde Criança coronavírus covid-19

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha