Família

Coronavírus é encontrado em esgoto de 2 estados no Brasil: “Isso pode avaliar o tamanho da pandemia”

Getty Images

Publicado em 08/05/2020, às 05h55 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Os resultados da pesquisa podem ajudar no combate da doença (Foto: Getty Images)

Em pelo menos dois estados no Brasil, o novo coronavírus pôde ser encontrado em esgotos. Com um pesquisa, realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas, foi achado nas bacias de Ribeirão Arrudas e no Ribeirão da Onça, a presença de covid-19. Ambos os locais atravessam as cidades de Belo Horizonte e Contagem.

Esse tipo de estudo pode traçar uma dimensão para se entender o tamanho da pandemia, a partir dos dados oficiais que são divulgados no país. Uma outra pesquisa, divulgada no final de abril, mostrou a presença do novo coronavírus também nos esgotos de Niterói, no Rio de Janeiro, totalizando assim dois estados brasileiros.

Na pesquisa da ANA, que deve durar cerca de dez meses, foi explicado que: “A expectativa é que este (estudo) também possa contribuir, de forma indireta, para se estimar o número de pessoas infectadas em cada uma das regiões estudadas. Esse componente do estudo é mais desafiador, uma vez que depende da determinação da carga viral contida no esgoto e também da carga viral média de uma pessoa portadora do vírus“.

O vírus foi encontrado em esgotos no Rio de Janeiro e em Minas Gerais (Foto: Getty Images)

Apesar dos resultados ainda serem uma incógnita para os cientistas, se o estudo for bem sucedido pode ajudar a antecipar a ocorrência do vírus em uma cidade e também acompanhar as ações, permitindo assim que a doença não se expanda. Como todos os estudos ainda são recentes, ainda não se sabe ao certo se a doença presente nos esgotos contamina as células humanas.

José Paulo Gagliardi Leite, diretor do Instituto Oswaldo Cruz, explica como o vírus pode ter parado nos esgotos: “Um grande número de pessoas vai ser assintomático, e elas eliminam o vírus pelas fezes. O vírus se acopla bem às células intestinais e vai sendo eliminado. Analisando o esgoto, você consegue saber onde o vírus está mais presente e onde não está. Dá para saber o que vai acontecer, pode funcionar como uma vigilância ambiental, um bom biomarcador do vírus. Em suma, esses estudos podem avaliar o tamanho da pandemia“, concluiu.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Família Saúde Notícias coronavírus covid-19 esgoto

Leia também

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar