Família

Coronavírus: bebê de 9 meses está entre os infectados pela doença que já matou mais de 50 pessoas

Getty Images

Publicado em 26/01/2020, às 12h48 - Atualizado em 04/02/2020, às 16h03 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


A cidade de Pequim registrou 68 casos confirmados de coronavírus. Segundo a rede de televisão norte-americana CNN, um bebê está entre os pacientes diagnosticados.

Uma bebê de de 9 meses é o caso mais jovem conhecido a ser confirmado até agora. Até então, uma menina de dois anos era a pessoa com a menor idade entre os infectados. A China já registrou mais de 2 mil casos e 56 mortes pela doença.

O presidente chinês, Xi Jinping, declarou que o país vive uma “situação grave” e causou o cancelamento das festas do Ano Novo Lunar em diversas cidades.

No Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, os coronavírus são uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. No Brasil, ainda não foram confirmados casos de coronavírus. Representantes do Ministério da Saúde afirmaram na última quinta-feira (23) que já descartaram a suspeita de casos de coronavírus em cinco Estados.

Apesar disso, os aeroportos brasileiros começaram a divulgar um alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o coronavírus, que orienta os passageiros que chegaram da China e estão com sintomas como febre e tosse a procurar uma unidade de saúde.

Para se prevenir, a recomendação do Ministério da Saúde é a mesma feita para a prevenção de infecções respiratórias agudas:

Resposta do governo

Alguns estados brasileiros já estão com medidas para reforçar essa questão. O Governo de São Paulo lançou o plano de prevenção e a formação de um comitê estratégico para ações relacionadas ao coronavírus.

À princípio, R$ 200 mil serão destinados para a aquisição de kits diagnósticos para o Instituto Adolfo Lutz. O recurso também será empregado na compra de insumos e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, luvas, óculos e aventais para profissionais de saúde dos hospitais e laboratórios estaduais. 

Se houver necessidade, esse valor será aumentado. A Saúde também instituiu um centro de operações de emergências que contará com representantes de instituições estaduais, municipais e federais. Tudo com o intuito de prevenir, vigiar e dar assistência em relação à doença. 

O centro também vai colaborar na análise de dados e de informações para subsidiar tomadas de decisões e definição de estratégias, preparação da rede e de ações deenfrentamento de emergências em saúde pública. 

“Os profissionais de saúde que atuam em São Paulo estão sendo orientados sobre esse novo vírus e a importância de nos informar rapidamente sobre qualquer caso suspeito. Nossa rede está preparada para atender pacientes e conta com serviços de referência na área de infectologia para casos graves. Seguiremos vigilantes, orientando organizações públicas e privadas, veículos de comunicação e a sociedade civil, prezando pela agilidade e transparência”, afirmou o Secretário Germann.

O diagnóstico e procedimento irá funcionar assim: o paciente deve procurar um hospital logo que os primeiros sintomas surgirem; o profissional fará uma avaliação solicitando exames; de acordo com o resultado, o médico recomendará o isolamento do paciente (que pode ser domiciliar ou hospitalar de acordo com a gravidade). 

Leia também:

Menina de 3 anos contrai o coronavírus e luta pela vida há mais de um mês

7 cuidados com bebês no inverno para deixar seu filho longe das doenças respiratórias

Pediatra tira três dúvidas comuns sobre o vírus da dengue


Palavras-chave

Leia também

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer