Família

Coronavac: último lote de vacinas do ano chega ao aeroporto de Guarulhos

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Publicado em 30/12/2020, às 14h44 - Atualizado às 14h48 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Nesta quarta-feira, 30 de dezembro, um novo lote com 1,6 milhão da Coronavac chegou em São Paulo. A vacina contra a Covid-19 foi desenvolvida em uma parceria entre o laboratório chinês SinoVac e o Instituto Butantan.

A imunização irá começar no dia 25 de janeiro em São Paulo (Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

O governador do estado de São Paulo, João Doria, acompanhou a chegada das vacinas pela manhã no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Para que a imunização possa ter início, é necessário a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo informações da TV Globo, o avião chegou ao aeroporto por volta das 05h40. Para 2020, esta foi a sexta e última remessa do ano, totalizando cerca de 11 milhões de doses já recebidas. O primeiro lote do imunizante chegou ao Brasil no dia 19 de novembro, com 120 mil doses.

Plano de vacinação

Na segunda-feira, 7 de dezembro, o Governo de São Paulo anunciou como será o plano de vacinação da CoronaVac. Feita pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, há a previsão de que a população possa receber as primeiras doses em janeiro de 2021.

Veja como o processo irá funcionar em São Paulo (Foto: Unsplash)

Na terceira fase de testes, a vacina precisa ainda ter a eficácia comprovada para, em seguida, ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo estadual disse ainda na última semana que o relatório final de testes será enviado em dezembro, e que não será necessário o uso emergencial da vacina neste período.

Em uma campanha similar a de vacinação para gripe, José Medina, coordenador do Centro de Contingência para Covid-19, informou que a imunização deve começar com profissionais de saúde e pessoas acima dos 60 anos. “Quem tem entre 60 anos, a letalidade é de 3%. E ela é gradativamente subindo quem tem mais de 80 anos, até 80, 89 é de 32% e mais de 90 anos, é de 39%. E esse é o principal critério para a utilização da vacinação. Talvez o principal critério a ser utilizado é a vacinação das pessoas acima de 60 anos. São as pessoas quem têm mais risco, são as pessoas que saturam o sistema de saúde. Além disso, a vacinação dessas pessoas quebra o círculo de circulação do vírus”, explicou.

Sobre o plano de imunização geral, até o momento, o Governo Federal não divulgou o planejamento definitivo de vacinação e ainda não possui a licitação para continuar o atendimento. O prazo mínimo é de 60 a 90 dias para atender após aprovação.


Palavras-chave
Família Saúde Notícias vacina coronavírus covid-19 CoronaVac

Leia também

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gravidez

Grávida publica vídeo dando à luz e é criticada por especialista: “Não está ajudando ninguém”