Família

CoronaVac: causa da morte de voluntário da vacina contra a Covid-19 é revelada

Unsplash

Publicado em 10/11/2020, às 12h54 por Letícia Mutchnik


Compartilhe:


A causa de morte do voluntário da CoronaVac que perdeu a vida foi suicídio, de acordo com boletim de ocorrência obtido nesta terça-feira, 10 de novembro, pelo G1. Na última segunda-feira, 9 de novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu os testes do imunizante, produzido pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, temporariamente.

Ao fazer o anúncio, o órgão citou “evento adverso grave”, mas não deu detalhes sobre o motivo específico que levou à suspensão. Logo após a divulgação da causa de morte, o diretor-presidente da Anvisa disse em coletiva que “obviamente, não havia essa informação [de que o voluntário se suicidou] entre as que recebemos ontem [segunda-feira]”.

Ainda, segundo o boletim de ocorrência realizado no dia 29 de outubro policiais militares foram acionados pelo rádio para uma “ocorrência de encontro de cadáver”. Ao chegarem no apartamento encontraram a vítima desmaiada no chão do banheiro com uma seringa perto do braço e diversas ampolas de remédio. O corpo do jovem de 32 anos foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Entenda mais

A Anvisa informou na noite da última segunda-feira, 9 de novembro, a suspensão temporária dos testes em humanos da CoronaVac. A interrupção foi feita por causa de um “evento adverso grave” que teria acontecido no último dia 29. A causa específica, no entanto, não foi anunciada.

A vacina era uma das principais candidatas a imunizante contra a Covid-19, principalmente no estado de São Paulo, que possui uma parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech para a fabricação e desenvolvimento do medicamento no Instituto Butantan. Com a suspensão, nenhum novo voluntário pode ser vacinado.

A Anvisa não sabia a causa de morte antes de parar os testes temporariamente na noite da última segunda-feira, 9 de novembro (Foto: Unsplash)

O Instituto Butantan já afirmou em nota que “foi surpreendido” pela ação da Anvisa e que está “apurando em detalhes o que houve com o andamento dos estudos clínicos da Coronavac”. Apesar da surpresa, a decisão está prevista nas normas da Agência e fazem parte dos chamados procedimentos de “Boas Práticas Clínicas”.

Estão entre os efeitos colaterais considerados “graves” na testagem de uma vacina:

10º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, cliqueaqui!


Palavras-chave
vacina coronavírus covid-19 CoronaVac anvisa testes

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Criança morre ao comer biscoito envenenado que foi jogado para um cachorro

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa