Família

Esperando o Natal – Dia 16 – Montar um coral em família

Chame as crianças para cantar músicas natalinas, todo mundo vai se emocionar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Desde o dia 1 de dezembro estamos fazendo a contagem regressiva para a chegada do Natal, festa que a gente adora! Todo dia, uma nova atividade para fazer com os filhos que mostram as tradições e deixam a festa ainda mais animada. Hoje é dia de começar a planejar um coral com as crianças para cantar no dia da ceia. 

Coral não precisa ser só aquele que você vê na televisão, nos teatros ou nas apresentações da escola. Você também pode surpreender a família juntando as crianças para cantar uma música (ou várias) na noite de Natal. É só ensaiar. Não precisa de preocupar se são só meninas ou só meninos, se a voz é mais aguda ou grave. O legal é juntar todo mundo e deixar as músicas embalarem a noite.

Anúncio

FECHAR

Primeiro, faça uma seleção de canções conhecidas e fáceis de cantar e tocar. Se tiver alguém na família que toca algum instrumento, passe por email a partitura ou cifras para que possa ensaiar. Se não tiver quem toque, dá para usar CDs de músicas natalinas ou baixar um playback – música de fundo – da internet.

Com as crianças menores, providencie chocalhos e guizos para que possam participar. Se quiser, dá para confeccionar chocalhos em casa utilizando materiais recicláveis, como garrafinhas pet com feijões dentro. Outra forma de fazer é unir a boca de dois copos de plástico descartáveis, colocar feijões dentro e fechar com fita adesiva. A decoração do chocalho fica a cargo da criatividade. Dá para colar adesivos, pintar, usar tecido.

Imprima a letra da música e distribua a todos. Fica legal colar a letra em uma cartolina decorada para que todo mundo tenha em mãos o repertório. Ensine as crianças pequenas a bater o chocalho acompanhando o ritmo da música – ou pelo menos tentando acompanhar!

Reúna a turma e faça ensaios com antecedência – ainda falta uma semana! Se não der, faça um ensaio na véspera.

Por último, faça uma filmagem, será uma linda recordação!

Confira algumas sugestões de músicas:

– Noite Feliz

– Pinheirinhos que Alegria

– Natal Branco

– Anoiteceu

– Jingle Bells

 

Consultoria: Déia Custódio Kodaira Leão, mãe de Mateus e Levi, professora de piano regente de coro infantil, da Escola de Música Sinfonia, em São José dos Campos/SP. Contato: deiackl@ig.com.br