Família

Conheça 10 maneiras de prevenir alergias no inverno

Com atitudes simples é possível evitar ou minimizar o problema

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

alergia

(Foto: Shutterstock)

O inverno e o tempo seco estão aí. Essa época é muito propícia para as temidas alergias de inverno. Mas não é preciso usar máscaras de proteção ou já agendar consultas médicas para as possíveis crises alérgicas dessa vez. A revista norte-americana “Parents” separou algumas estratégias que te ajudarão a prevenir alergias dentro e fora de casa.

1. Esqueça o carpete

Pode parecer desnecessário, mas o carpete, especialmente aquele dos dormitórios onde nós passamos oito horas ou mais à noite (algo próximo ao paraíso das poeiras). Pior: se foi colocado em cima do concreto, o carpete pode interferir na evaporação da umidade, o que também contribui para ácaros e para o mofo, afirma James Sublett, que ocupa uma das cadeiras no Comitê de Meio Ambiente da Faculdade Americana de Alergia, Asma e Imunidade. “Ambientes úmidos são ótimos para o aparecimento de ácaros e mofos,” ele diz. E os dois são alergênicos. As melhores opções são os pisos descobertos ou os tapetes.

Anúncio

FECHAR

2. Proibido dormir com animais

Por mais que você e seus filhos queiram dormir com o cachorro e o gato da família, os especialistas não aprovam essa atitude. Passar a noite não só com eles mas com todo o pelo, a saliva e afins podem causar espirros até mesmo nas crianças que não são alérgicas. E qual a diferença entre alergia e gripe? Se o seu filho começa a espirrar e o nariz dele passa a escorrer por três semanas ou mais, existe uma grande probabilidade de ser alergia, segundo William Calhoun, diretor dos cuidados com alergia, pulmão, imunologia e sono da Universidade do Texas em Galveston.

3. Repense nas plantas da sua casa

Mesmo que as suas plantas tenham embelezado a sua casa durante o inverno, a primavera é uma ótima época para colocar todas elas do lado de fora. Isso porque essas plantas podem ser extremamente irritantes devido ao pólen que é característico do clima quente e úmido, afirma Allen Seiden, professor de otorrinolaringologia na Universidade de Cincinnati. Mas se você não consegue se desapegar das suas plantas, certifique-se de não regar demais para manter o mofo longe. E fique de olho nas folhas podres que podem significar água demais ou doença. Alerta: plantas fictícias não são boas substitutas, já que são coletoras de poeira.

 

Leia também

Alergias de pele

Entenda o que é alergia alimentar, suas consequências e tratamentos

Veja 8 dicas que vão te ajudar a lidar com as alergias das crianças

4. Faça uma patrulha no seu banheiro

Você já deve saber que “aquelas coisas verdes que aparecem na banheira são esporos que vêm do ar,” diz Allen. A consequência disso: espirrar, escorrer e outras reações alérgicas. Esfregar a banheira com um copo de água sanitária e um litro de água vai remover essa camada. Mas não se esqueça de olhar em todos os lugares possíveis. Por exemplo, o tapete onde você pisa toda vez que sai do banho pode ser um risco para a saúde.

5. Deixe para se exercitar mais tarde

Se todas as plantas, flores e árvore estão fazendo com que o seu nariz fique escorrendo e coçando, pode pensar em trocar o seu treino de manhã para o período pós-expediente.” Logo cedo, é o momento ideal para o pólen se espalhar”, afirma Tanya Altmann, um pediatra em Los Angeles. Outra dica: se você tem alergia ao pólen, mantenha as janelas do carro fechadas durante a manhã.

6. Sapato não entra em casa!

“Eles fazem a ponte entre poluentes, alergênicos e toxinas e a sua casa”, diz Myron Wentz, microbiólogo e autor de “Casa saudável” (em tradução livre). Para manter esse esporos longe da sua sala, limpe seus sapatos e coloque-os na garagem, lavanderia ou num local bem arejado. Temos uma matéria que explica por que não devemos usar sapato em casa. 

7. Repagine a sua sala

Se você tem problemas com alergias, o couro é uma ótima opção para a sua sala. “Nos móveis de estofados, células da pele, pelos de animais e poeira podem facilmente ficar presos nas fibras”, afirma Heather. Se o seu bolso não puder financiar uma repaginada, lembre-se de trocar ou lavar as almofadas frequentemente e aspirar o pó dos móveis.

Alergia alimentar pode começar de um dia pra outro

Alergias no inverno: Se sua casa estiver protegida, seu filho também vai estar

8. Hora do banho para as pelúcias

É recomendado que os ursinhos de pelúcia passem um dia de molho. Acabe com os ácaros lavando os bichinho semanalmente com água muito quente, diz Allen.

9. Dê um tempo para as novas compras

O novo computador ou TV que você acabou de comprar pode emitir vapores químicos que desencadeiam ou pioram alergias, motivo para narizes escorrerem e olhos coçarem. Novos itens da casa e pinturas podem trazer irritações e, por isso, é bom tirar os produtos da embalagem e deixá-los arejar na garagem ou em um local muito bem ventilado antes de levá-los para dentro de casa,” diz Victor Gonzalez-Maertens.

10. Tenha em mãos o aspirador correto

Nem todos os aspiradores são iguais. Por isso, você deve se atentar na hora de comprar um. Antes de o recipiente de poeira ficar completamente cheio, você deve esvaziá-lo antes de usar.