Família

Com 94 anos, mulher supera recorde atual do Guinness Book como a aluna mais idosa do mundo

Reprodução/ Jornal do Commercio PE

Publicado em 28/08/2023, às 09h49 - Atualizado em 29/09/2023, às 11h45 por Sophia Dolores


Compartilhe:


Maria Edewlzuita, de 94 anos, decidiu realizar um sonho de longa data. Viúva e moradora do sertão do Pernambuco, ela se matriculou em uma escola estadual em Petrolina, e agora está fazendo o no Módulo 1 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que corresponde aos primeiros anos do ensino fundamental.

Dona Edelzuita, de 94 anos, se tornou a aluna da educação básica mais idosa do mundo (Foto: Reprodução/ Jornal do Commercio PE)

O primeiro dia de aula da idosa já foi mais que especial. Dona Edelzuita chegou na escola acompanhada por um de seus filhos e uma neta. Tadeu Souza, filho dela, estava muito emocionado e contou ao G1 como a mãe era na época em que levava ele para a escola. “Ela era muito rigorosa”, disse.

Edelzuita conta que seu pai nunca deixou ela e as irmãs frequentarem a escola, porque acreditava que as mulheres que sabiam ler iriam fugir de casa. Ainda assim, a mãe dela a ensinou a ler um pouco em casa, o que fez ela querer aprender ainda mais.

Dona Edelzuita ingressou nos estudos em 2022 para realizar um sonho antigo de aprender a ler e escrever (Foto: Reprodução/ Jornal do Commercio PE)

“Dê-me essa lição para aprender”, dizia ela para as pessoas que sabiam ler, para tentar aprender mais sozinha. Ao longo dos anos, ela passou a ter responsabilidades familiares e muito trabalho a fazer, por isso não conseguiu realizar o sonho, que ainda se mantinha vivo.

Hoje ela vê os estudos como uma forma de lidar com a perda e honrar a memória do marido, José Rufino, com quem foi casada por mais de seis décadas.”Meu marido era muito bom, 60 anos nós vivemos. 60 anos são muitos dias para a gente conversar e depois ficar só, não é?”.

Tudo o que aprendeu foi por sua mãe, que a ensinou as letras, sílabas e como juntá-las para formar pequenas palavras (Foto: Reprodução/ Jornal do Commercio PE)

“Antes, eu sempre dizia que ia estudar no João Barracão. Aí quando foi agora que meu marido morreu, eu fiquei tão debilitada. Eu via na televisão falando e disse: ‘vou fazer minha matrícula’. Aí eu fui e fiz. Depois que fiz a matrícula, fiquei esperando ansiosa o dia de ir para escola, hoje estou feliz. Eu acho muito bonito a pessoa que saber ler bem, que conhece os lugares porque sabe ler”, finalizou.

Agora, a estudante sonha em escrever um livro para contar sua história (Foto: Reprodução/ Jornal do Commercio PE)

Palavras-chave
pfnoinsta Avó estudos idosa 94 anos Guinness Book Sonho de estudar ensino fundamental idosos podem estudar? recorde atual

Leia também

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Família

Viih Tube e Eliezer falam sobre o nome do segundo filho

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS